“Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”.
Então tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”.
E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”.
Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região. (Mt 9, 27-31)
Irmãos e irmãs! Diversas vezes o Evangelho narra o encontro de Jesus com cegos. Eles pedem a cura gritando e manifestando a fé de que Jesus poderá curá-los. São curados, agradecem de diversas maneiras, contando o que lhes aconteceu e alguns começam a seguir Jesus.
Todos somos limitados, temos deficiências. Olhamos muitas coisas, diversas pessoas e nem sempre somos capazes de ver. O mesmo pode acontecer com o uso dos demais sentidos. Os irmãos deficientes visuais que o Evangelho narra, tinham consciência de sua limitação e buscavam a cura. Sabiam que isso só poderia acontecer por um milagre de Jesus de Nazaré. Quando ficavam sabendo que ele estava passando, pediam a cura, gritando até serem ouvidos e atendidos por Jesus. Eles nos ensinam a descobrir nossas limitações e a buscar a “cura” sem desanimar, mesmo esperando "um milagre”.
Podemos dar um primeiro passo prestando mais atenção às pessoas que nos rodeiam, procurando vê-las e escutá-las. Esse esforço deve começar em nossas casas, fazendo um verdadeiro exercício. O que vamos descobrindo pode ser dialogado com Jesus em nossa oração de todas as noites..
A preparação para o Natal, inclui o acolhimento das pessoas. O crescimendo no amor às pessoas que encontramos, dá condições de amar a Jesus que não vemos com olhos humanos. "Vem Senhor Jesus, vem nos salvar. Abre nossos olhos, renova nossas vidas".
********************
ORAÇÃO
Ó Deus, escuta o nosso clamor,
vem salvar o teu povo,
obra de tuas mãos.
Nós te pedimos, envia de novo teu Filho Jesus.
Que Ele possa se tornar presente em nosso meio
pelo serviço dedicado de tantos irmãos e irmãs,
Pedimos que teu Espírito dê a todas e a todos
condições de colaborarem para o crescimento do teu Reino.
Que os sinais do teu amor possam ser vistos,
na Cidade, em todos os lugares.
Pedimos a Nossa Senhora que nos ensine
a acolher seu Filho Jesus,
especialmente por meio dos marginalizados.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário