do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"A raiz de todos os males é o amor ao dinheiro" (Hm 6,10a).
SÃO JOÃO DAMASCENO é considerado um dos maiores homens da Igreja. Viveu próximo de Jerusalém. Abandonou as honras e privilégios humanos, para entregar-se inteiramente a Cristo, tornando-se monge de São Sabas. Mas o que o celebrizou? Foram seus escritos; o principal deles, "A Fonte da Ciência". É uma exposição sistemática da doutrina cristã, seguindo o nosso Credo, mas aproveitando, como fundo, a Filosofia e a História. Escreveu outras obras, sobre a obediência, a tradição da Igreja e o culto dos Santos. Mas o que ele mais queria na vida era a paz. E a definia como "o acordo para o bem". Por todas as obras que escreveu e por todos os seus ensinamentos, é considerado "Doutor" da Igreja.
No Oriente, venera-se SANTA BÁRBARA, virgem e mártir. Sabemos apenas que é do Oriente, sem podermos localizar sua terra. Tornou-se popular porque - dizia o povo - invocando-a, não se morreria, de morte repentina. É por isso que muita gente se coloca sob sua proteção.
Vamos agora a SÃO CIRANO, outro nome célebre na França. Foi abade, no mosteiro da cidade de Bourges. Seu biógrafo realçou sobretudo a imensa compreensão que demonstrava para com as fraquezas dos outros - coisa rara entre os homens! Morreu no ano de 963.
Ainda vamos, rapidamente, ao Japão, para aí venerarmos os Bem-Aventurados FRANCISCO GALVEZ, franciscano; JERÔNIMO D'ANGELIS, jesuíta, e diversos companheiros. Foram todos queimados vivos, na grande perseguição de 1623. Quem se distinguiu também, entre eles, foi um jovem Catequista, SIMÃO YEMPO, que chegou a converter na própria cadeia uns 40 presos comuns. Foi a grande vitória sobre a morte, dando vida cristã, vida de fé aos outros.
Vamos amar a paz, para estarmos, todos, sem¬pre concordes com o bem.


Nenhum comentário:
Postar um comentário