CELEBRAÇÕES do dia 05 de dezembro

Textos do livro:

“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, lon¬ganimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio" (Gl 5,22).

Entre os homens que mais influenciaram a vida dos monges do século V ou VI, conta-se, sem dúvida, o abade SÃO SABAS. Viveu de 439 a 532. Quase 100 anos! E sempre ocupado em animar as diversas formas de vida consagrada. Uns viviam em comunidade. Outros, isolada-mente, ou em grupos dispersos, mas todos os monges eram visitados e reanimados por este mestre de vida e de oração.
A mulher que hoje celebramos chama-se SANTA CRISPINA. Foi mártir da Numídia, na África do Norte. Raramente tivemos tantas informações sobre uma pessoa torturada e morta, no início do século IV. Além da descrição do seu processo, encontramos muitas alusões nos "sermões", de Santo Agostinho e em seu "Tratado sobre a Virgindade". E para coroar a série de informações, foi descoberta, em 1906, uma inscrição com seu nome. Sabemos que pertencia à nobreza, que era muito rica, mãe de diversos filhos, e toda entregue a Deus.
Não queremos terminar, sem fazer menção a um português: SÃO GERALDO. Foi eleito bispo de Braga em 1095. Morreu ao celebrar a Eucaris¬tia, em 1109.


O Espírito de Deus sempre suscita pessoas com o dom de animar e reanimar os outros, levan¬do-os à generosidade e à perseverança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário