MEDITAÇÃO do dia 20 de dezembro

Palavra de Jesus Cristo:

“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.
Com voz forte, ela exclamou:
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”. (Lc 1, 39-45)
            Irmãos e irmãs! Celebramos hoje o 4º,e último domingo de Advento.
O Evangelho narra a visita de Maria à sua prima Isabel. Maria ficou sabendo da felicidade de Isabel que iria ser mãe, por especial graça de Deus, Foi  correndo, ajudar a prima. Levava consigo Jesus que fora concebido quando deu o seu SIM ao chamado de Deus.
Duas mães felizes, privilegiadas de modo especial por Deus, estão reunidas.  Elas trazem consigo o último dos profetas e o próprio Salvador, o Messias.
Isabel, ao ouvir a saudação de Maria, por inspiração do Espírito disse:
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!”.
Ao reconhecer que Maria traz consigo o “fruto bendito” Isabel disse  que iaconteceu porque Maria acreditou, e aceitou a vontade de Deus. O próprio Jesus, durante sua missão, vai dizer que são felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a põe em pratica, aplicando à sua Mãe.
Nestes últimos dias de preparação para o Natal, refletimos o encontro das duas mães, agraciadas por Deus, pela maternidade. Elas acreditaram na Palavra de Deus, aceitaram a missão que Deus lhes deu. Participaram no Plano de Deus para a nossa salvação.
Todos, batizados e crismados, somos chamados a ser discípulos missionários de Jesus Cristo. Nossa presença junto de todas as pessoas deve ser anuncio e manifestação do amor misericordioso de Jesus Cristo.
O que há de semelhante com o encontro de Maria e Isabel, em nossos encontros?  É Jesus quem nos reúne? Ele nos disse que quando dois ou mais estiverem reunidos em seu nome, Ele estará presente.
O que esta faltando ou o que pode melhorar para que isso aconteça?
*****************************

Após a saudação de Isabel,
Maria proclamou seu hino de louvor a Deus, o Magníficat
“A minh' alma engrandece o Senhor
e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois, ele viu a pequenez de sua serva,
desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O Poderoso fez em mim maravilhas
e Santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração,
chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço,
dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e os humildes exaltou.
De bens saciou os famintos
e despediu, sem nada os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido aos nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre".
Lc 1,46-55



Nenhum comentário:

Postar um comentário