MEDITAÇÃO do dia 23 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Ao levantar os olhos, Jesus viu pessoas ricas depositando ofertas no cofre. Viu também uma viúva necessitada que deu duas moedinhas.
E ele comentou: “Em verdade, vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Pois todos eles depositaram como oferta parte do que tinham de sobra, mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver.”   (Lc 21. 1-4)
Irmãos e irmãs! Nossa participação na vida religiosa é um desafio. Imaginamos que basta ter fé, ter algumas práticas, como certas devoções e, achamos que é o suficiente.
Os cristãos católicos não foram educados, em geral, no compromisso da participação. Há uma frase célebre que muitos usam: “sou católico, mas não pratico”. Outros dizem que assumir alguns compromissos com a fé é só para os que têm tempo. Quando se trata da participação com a contribuição do dízimo, como co-responsáveis por todo processo de evangelização e pela manutenção da comunidade, o número dos que participam é ainda menor.
Jesus, no texto do Evangelho, está dizendo que a “viúva pobre deu mais do que todos”, porque, explica Jesus: “todos  depositaram como oferta, parte do que tinham de sobra, mas ela, da sua pobreza, ofereceu tudo que tinha para viver.”
Participar não é apenas oferecer “parte do que sobra”, mas oferecer o que significa a própria vida. Esse é o grande desafio. Nosso relacionamento com Deus não pode ser feito com “parte do que sobra” e sim com toda nossa vida, como fez a viúva.
No próximo domingo, vamos começar nossa preparação para o Natal. Proponho, que com a família, seja feita uma revisão de como participaremos no ano que vai terminando, como membros da Igreja, na vivência da vida comunitária. A Oração do Dizimista pode ajudar a fazer essa revisão.
****************************

ORAÇÃO do DIZIMISTA
SENHOR, agradeço a vida que recebo, todos os dias.
QUERO oferecê-la à serviço da construção do Reino.
SENHOR, sou feliz por ter sido batizado e crismado.
QUERO ocupar o meu lugar na Igreja, participando como dizimista.
SENHOR, obrigado pelo tempo que recebo..
QUERO dar parte desse tempo, como DÍZIMO,
para ocupar o meu lugar na obra evangelizadora da Igreja.
SENHOR ajuda-me a ser fiel ao chamado da Igreja.
QUERO doar o DÍZIMO, fruto do meu trabalho;
que nele esteja representada TODA minha vida.
Nossa Senhora, Mãe da Igreja,
que eu sinta a alegria de participar,
de “caminhar com Jesus”
e com meus irmãos, sendo dizimista.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário