CELEBRAÇÕES do dia 23 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"Tu, porém, sê sóbrio em tudo, suporta o sofrimento, faze o trabalho de um evangelista, realiza plenamente o teu ministério". (2Tm 4,5)


Vamos lembrar, em primeiro lugar, dois grandes santos que influenciaram eras diversas do cristianismo.
Um deles é SÃO CLEMENTE, que viveu no fim do século I, e que escreveu uma das Cartas mais admiráveis para reconciliar a comunidade de Corinto, que se opunha a seu Colégio de Presbíteros.
Era bom conhecedor das Escrituras e do mundo dos judeus, gregos e romanos. Trata-se de uma belíssima Carta, que existe, aliás, traduzida em português.
Qual o segundo santo? É o monge SÃO COLUMBANO. Exerceu sua influência no fim do século VI, no então "coração da Europa", ou seja, a França. Foi gigante, profeta e reformador. Nele se combinavam o rigor e a poesia, a bondade férrea e o amor ao povo. Umas duzentas abadias — centros de evangelização — nasceram por sua influência, como também nasceu dele verdadeira escola missionária. Difundiu o espírito penitencial e a prática da confissão pessoal auricular.
E agora, voltamos à América. Em El Salvador, no mesmo dia, veneramos o Pe ERNESTO ABREGÓ e seus irmãos, mortos traiçoeiramente. Era o dia 23 de novembro de 1980.
Mas não deve faltar aqui a mulher. Vamos lembrar uma jovem abadessa, de nome VULFETRUDES. Exerceu grande influência sobre o seu tempo, o século VII.

A paz na Igreja e no mundo exige, muitas vezes, atitudes corajosas e ações decididas, inspiradas no exemplo de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário