do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Sede agradecidos" (Cl 3,15b).
Iniciamos a nossa viagem, à busca dos heróis e santos, na Itália. Aí encontramos SÃO CRISÓGONO, venerado desde o século IV, tanto em Veneza quanto em Roma, e também na Alemanha.
De lá passamos à Bélgica, onde celebramos SANTO ALBERTO DE LOVAINA do século XII, vítima do exílio e da pobreza, mas também, grande defensor da liberdade, para a escolha e eleição de bispos.
Não esqueçamos, porém, as duas mulheres que enchem de esperança este dia. São elas: SANTA FLORA e SANTA MARIA. Suportaram um longo cativeiro e morreram como virgens e mártires, no século IX.
Nossa peregrinação chega a Tonkin, no século XIX, venerando o Beato PEDRO DUMOULIN-BORIE. Seu zelo e doação total ao Cristo e ao Evangelho foram tais, que contagiam e entusiasmam a todos, sobretudo aos jovens. Na Colômbia venera-se hoje o Bispo AUGUSTIN DE LA CORUÑA, do século XVI. Denunciava permanentemente as injustiças contra os índios, fato que o impediu de governar pacificamente seu bispado. Preso aos 75 anos de idade enquanto celebrava a Missa, morreu 5 anos depois, em 1590.
Por fim, mais uma mulher: a italiana, Bem-Aventurada MARIA ANA SALA, religiosa Marcelina do século passado, beatificada por João Paulo II em 1981.
A gratidão revela a nobreza do espírito humano. E consegue enternecer tanto o coração de Deus quanto o dos homens.


Nenhum comentário:
Postar um comentário