“Depois, Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali estavam vendendo. E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. Vós, porém, fizestes dela um antro de ladrões”.
Todos os dias, ele ficava ensinando no templo. Os sumos sacerdotes, os escribas e os notáveis do povo procuravam um modo de matá-lo. Mas não sabiam o que fazer, pois o povo todo ficava fascinado ao ouvi-lo falar. (Lc 19, 45-48)
Hoje é feriado no Estado de São Paulo e m alguns outros estados e cidades do Brasil. É o dia da Consciência negra. Queremos refletir sobre os irmãos e irmãs da raça negra. A Igreja do Brasil fez, em 1988, uma Campanha da Fraternidade, querendo “Ouvir o clamar deste povo”, o povo da raça negra. Será que nós aceitamos os negros como nossos verdadeiros irmãos e irmãs? Que o feriado desde dia nos ajude a refletir sobre este tema fundamental para todo cristão e pessoas de boa vontade.
O Evangelho narra como Jesus, com energia, expulsou os que profanavam aquele espaço sagrado. “Minha Casa é Casa de oração”, disse Jesus. “Todos os dias, ele ficava ensinando no templo”
O Evangelho narra como Jesus, com energia, expulsou os que profanavam aquele espaço sagrado. “Minha Casa é Casa de oração”, disse Jesus. “Todos os dias, ele ficava ensinando no templo”
Os Templos, que nós costumamos chamar de igrejas ou de capelas, são locais muito queridos pelos cristãos católicos. Ai acontece a proclamação da Palavra, são celebrados os Sacramentos. Com alegria, as celebrações iniciam-se com a acolhida do celebrante e a resposta do povo: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!”
Sempre que possível, ao passar em frente de uma igreja, entre, e por alguns minutos, faça sua oração, encontro pessoal com Jesus Cristo. Certamente vai continuar seu dia ainda mais animado. Experimente. Já meditamos há dias que as pessoas, porque batizadas, são templos do Espírito Santo. Com elas o nosso relacionamento deveria ser feito, com simplicidade e fraternidade, mas igualmente com respeito porque são "casas de Deus".
***************************
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus,
fazei que a nossa alegria
consista em vos servir de todo o coração,
pois só teremos felicidade completa,
servindo a vós, o criador de todas as coisas,
procurando estar atentos aos seus apelos,
na pessoa dos irmãos e irmãs,
a começar dos marginalizados;
daqueles que costumamos esquecer.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.


Nenhum comentário:
Postar um comentário