do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
“Ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons, e cair a chuva sobre justos e injustos”. (Mt 5,45b).
Os negros celebram hoje o grande chefe ZUMBI, do Quilombo dos Palmares. Foi morto em 1695, depois de tentar construir ali uma sociedade justa, livre e fraterna, onde pretos e brancos pudessem viver em harmonia. Infelizmente, a morte de Zumbi acabou o grande sonho. Os negros recordam hoje essa figura com muita admiração e querem refazer toda caminhada do negro em nossa Terra.
Vamos lembrar alguns santos. Começaremos pelo Bem-Aventvrado FRANCISCO XAVIER CAN. Era catequista, na China. Queriam obrigá-lo a pisotear a Cruz, ou ao menos, a simular apostasia. Mas ele resistiu. Preferiu que o estrangulassem. Seu martírio deu-se no ano de 1837.
Na Itália, temos três santos, venerados em Pavia, Turim e arredores. São eles: OTÁVIO, SOLUTOR e ADVENTOR. Todos eles deram o sangue por Cristo, mas tornaram-se célebres porque São João Bosco, no século XIX, construiu a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora no lugar onde eles eram venerados.
Vamos à Alemanha, onde encontramos SÃO BERNOARDO (não São Bernardo), que viveu no século XI. Era bispo e confessor. Fundou a abadia de São Miguel. Em 1022, quando morreu, recebeu sepultamento na cripta da igreja abacial que ele próprio acabava de consagrar.
Em Florença, Itália, temos o Bem-Aventurado AMBROSIO TRAVERSAR!. Foi abade geral dos camáldulos, e homem de confiança do Papa Eugênio IV, que o enviou à Suíça para negociações. Viveu de 1386 a 1439.
O que o distinguiu foi sua grande ciência, o conhecimento do grego e do latim, e sua cultura patrística, ou seja, dos Padres da Igreja dos primeiros séculos. Pena que morresse tão cedo, aos 53 anos!
A todos os negros, nossa homenagem e nossos votos para que se restabeleça a sociedade pela qual sonhou e lutou Zumbi: na fraternidade, justiça e liberdade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário