MEDITAÇÃO do dia 16 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: “Jesus Nazareno está passando”. O cego então gritou: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem compaixão de mim!”
Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”. Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”.
No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus. (Lc 18, 35-43)


Irmãos e irmãs! Aquele cego estava atento ao que acontecia, ao seu redor. Certamente já ouvira falar de Jesus. Quando  soube que era Jesus quem estava passando, começou a gritar, pedindo ajuda de Jesus. Os que caminhavam com Jesus, ficaram incomodados com aqueles gritos. Ao invés de colaborarem com o cego, mandavam que se calasse. O cego gritava ainda  mais alto;  quer ser ouvido por Jesus. Ele sabe que só Jesus pode ajudá-lo.
Jesus para e manda chamar o cego. Quer que os que o acompanhavam prestem atenção ao cego que pede ajuda. Todos precisam sair de si mesmos e olhar para o outro. Enfim o cego esta diante de Jesus que lhe pergunta:
“Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Senhor, que eu veja”.
Jesus disse: “Vê! A tua fé te salvou”.
Difícil imaginar a alegria daquela pessoa. Ela estava vendo com os olhos físicos; antes já via com os olhos da fé. Agora, enxergando de novo, acompanha Jesus e vai dando testemunho de sua cura. Por ele todos começam a glorificar a Deus.
Será que nós somos cegos, apesar de ter boa visão? Estamos preocupados com as pessoas que precisam de ajuda, que podem estar gritando ao nosso lado?
Como o cego,  deveríamos pedir, muitas vezes: Senhor eu quero ver de novo! Ajuda-me a ver com os olhos da fé.
*****************


O justo no Senhor se alegrará
e nele irá depor sua esperança!

Mas como poderíamos nos alegrar no Senhor,
se ele fica tão longe de nós?
Longe? Não! Ele não está tão longe,
a não ser que tu mesmo o obrigues
a afastar-se de ti.
Ama, e o perceberás bem perto!
Ama, e ele virá morar em ti!
Sabes por que estará contigo se o amares?
Porque ele é amor!
(Santo Agostinho)




Que a bondade do Senhor esteja sobre nós
e confirme a obra de nossas mãos!
(SI 90,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário