CELEBRAÇÕES do dia 17 de novembro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Se com ele sofremos, com ele reinaremos".  (2Tm 2,12a)

A santa de hoje teve vida breve, mas encheu de encanto um dos países mais belos do mundo. Trata-se de SANTA ISABEL, da Hungria. Mulher perfeita, foi levada a casar-se aos 14 anos, com um homem da nobreza, Luís, da Turíngia, sendo ela própria filha de André II, rei da Hungria. Como tantas mulheres carinhosas e bondosas, foi vítima dos ciúmes da sogra. Justamente nessa situação, soube mostrar-se generosa, tornando-se heroína da caridade. Dela se conta que a esmola que certa feita levava aos pobres se transformou em rosas. Tornou-se, por isso, padroeira das floristas e viveu entre os anos de 1207 e 1231. Muitas vezes, é confundida entre nós, com a Rainha Santa de Portugal, que praticou virtudes semelhantes, teve o mesmo nome, mas foi outra pessoa.
Também hoje veneramos SÃO GREGORIO, o Taumaturgo, isto é, o milagroso. É do século III e teve como professor Orígenes, uma das maiores inteligências de toda a História Cristã. Atraía o povo, que começou a venerá-lo, desde logo, como santo, numa época, aliás, difícil como a nossa.
Ainda devemos mencionar dois grandes homens: DIONÍSIO, do Egito, célebre por sua Teologia, no século III; e GREGORIO, de Tours, escri­tor de grande influência no seu tempo.


A caridade nasce no coração e pode transmitir-se como força viva para todo um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário