MEDITAÇÃO do dia 17 de novembro

Palavra de Jesus Cristo:
“Jesus tinha entrado em Jericó e estava passando pela cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era baixinho. Então ele correu à frente e subiu numa árvore para ver Jesus, que devia passar por ali.
Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Ele desceu depressa, e o recebeu com alegria. Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Foi hospedar-se na casa de um pecador!”
Zaqueu pôs-se de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
Jesus lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lc 19, 1-10)

Irmãos e irmãs! Hohe vou ter a alegria de concelebrar com um dos dois primeiros padres que ordenei há 25 anos. Estão comemorando o jubileu de prata. Juntos com eles, Pe. Osvaldo e Pe. Moacir,  dou graças a Deus por todo bem que fizeram, em nome de Jesus, nesses 25 anos. Que continuem animados para o bem dos que puderem servir, com muito amor.
O Evangelho nos fala de Zaqueu, chefe dos  publicano, home muito rico, considerado pecador. Ele queria ver Jesus. Era muito pequeno; tinha dificuldade para  ver Jesus que estava cercado da multidão. Subiu em uma árvore e, esperou Jesus passar
“Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Que alegria imensa deve ter sentido Zaqueu. Jesus foi a casa de alguém considerado pecador. Vieram as criticas. Zaqueu defendeu-se dizendo: “Senhor, a metade dos meus bens darei aos pobres, e se prejudiquei alguém, vou devolver quatro vezes mais”
Jesus aceitou a palavra de Zaqueu e lhe disse: “Hoje aconteceu a salvação para esta casa, porque também este é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
"Quem não for pecador", disse Jesus, quando queriam apedrejar uma mulher, "atire a primeira pedra". Todos, porque eram pecadores, deixaram a mulher em paz e foram embora. Agora é  Zaqueu que é condenado por outros pecadores. Zaqueu promete reparar suas faltas. Jesus acolhe a penitência de Zaqueu.
Felizes os que são capazes de ver nas pessoas,  irmãos e irmãs que têm limitações, como todos nós. Mas, se prestamos atenção veremos que todas têm muitas qualidades, que podem nos aproximar e unir. Peçamos a Jesus a graça de acolher todos os “zaqueus”. E como “zaqueu” que somos, vamos recomeçar cada dia,  diminuindo as distâncias que possam estar nos separando.
*********************

A PAZ DA CONSCIENCIA VEM DE DEUS
"Feliz o homem,
cujos pecados foram perdoados,
cujas culpas foram apagadas.
Feliz êle é,
pois o Senhor deixou de considerar sua infidelidade,
e êle mesmo acabou por reconhecer: "Eu pequei..."
Enquanto eu abafava a voz da minha consciência,
uma aflição me consumia por dentro,
e me fazia gemer o dia inteiro.
Tua mão, Senhor, pesava sobre mim,
e eu me sentia sem ânimo nenhum,
como nos dias de mormaço quente do verão.
Aí, não aguentei mais ocultar o meu pecado,
e te revelei o mal que cometi.
,Então resolvi:
"Vou reconhecer minha infidelidade diante do Senhor",
E Tu me perdoaste!
Por isso, quem for seu amigo,
recorra ao Senhor no tempo da aflição.
Mesmo que aconteça uma catástrofe,
ele não será atingido.
Porque também para mim, Senhor,
foste um abrigo seguro,
e ainda hoje me preservas da angústia.
A alegria da tua salvação me envolve inteiramente.
Salmo 31 a

Nenhum comentário:

Postar um comentário