do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles". (Mt 6, la)
O primeiro Santo que vamos lembrar hoje é MARTINHO DE TOURS. Foi tão venerado e popular na França, que três mil e setecentas paróquias o têm como padroeiro. E quatrocentas e oitenta aldeias levam o seu nome naquele país. Por que São Martinho de Tours é tão venerado em sua terra? Conta-se dele que, certa feita, deu a um pobre a metade de sua túnica, que ele próprio cortou, com a espada de militar. Se desse a túnica inteira, ficaria orgulhoso. Se não desse nada, seria avarento. Deu a metade. Ele contribuiu muito para que em toda parte o Evangelho fosse anunciado pelos monges, particularmente, na zona rural do país.
Na Guatemala morreu, neste dia, GUILHERME WOODS e seus Companheiros, que ajudavam os colonos na formação de cooperativas. Não se sabe até hoje, e jamais se explicou, o misterioso desastre do avião que os transportava. Era o ano de 1976.
Da Guatemala passamos ao Egito, onde o mártir, chamado MENAS é venerado. Existe também em Roma uma igreja a ele dedicada onde o Papa São Gregório fez uma série de pregações sobre esse Santo, o que muito contribuiu para torná-lo célebre.
Na Turquia, admiramos a SÃO TEODORO, chamado "estudita". Viveu no fim do século VIII e inícios do século IX. Transformou-se num símbolo da defesa da verdade, apesar de tantas perseguições e em meio a muita incompreensão.
A verdadeira caridade deve ser praticada com tanta humildade, que "uma mão não saiba o que faz a outra"; e que nós próprios não tiremos daí a satisfação pessoal.


Nenhum comentário:
Postar um comentário