MEDITAÇÃO do dia 27 de outubro

Palavra de Jesus Cristo:

“E Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu jardim: cresceu, tornou-se um arbusto, e os pássaros do céu foram fazer ninhos nos seus ramos”.
Jesus disse ainda: “Com que mais poderei comparar o Reino de Deus? É como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até tudo ficar fermentado”. (Lc 13, 18-21)


Irmãos e irmãs! O Reino de Deus está presente em nosso meio, mas precisa se manifestar. Alguém, um homem ou uma mulher. precisa jogar a semente na terra ou colocar o fermente na massa para que aconteça o Reino.
Deus quer a nossa participação. Tudo foi entregue a humanidade para que colaborasse na continua construção do mundo. As sementes têm a força necessária para crescer e dar a arbusto que fala o Evangelho. Assim também o fermento precisa ser colocado na massa.
Damos graças a Deus pelas maravilhas que acontecem no mundo. Os mais velhos costumam comparar o tempo da infância, da juventude com o tempo atual. Mesmo com saudades dos “bondes” ficam admirados com os modernos meios de transporte, como o metrô.
Tudo acontece, como, fruto do uso da inteligência humana. Mas, há maravilhas no campo da medicina, por exemplo, que só alguns, que tem mais condições financeiras, podem participar. Será que é isso que Jesus veio nos ensinar? Há propagandas de governos que diz que todo progresso é oferecido a todas as pessoas. Mas, na realidade, em nosso mundo,  as pessoas são tratadas como se pertencessem a diversas categorias: os da classe especial, de primeira, de segunda, de terceira e até da última categoria. Parece que alguns são mais gente que outros. Essa é a grande violência que dá origem a outras violências.
Pensemos no texto do Evangelho em que Jesus diz que no seu Reino,o grão de mostarda cresceu, torna-se um arbusto, e os pássaros do céu fazem ninhos nos seus ramos. Ninguém é excluído, ninguém fica marginalizado, como se fosse gente de última categoria.
Vamos refletir a Palavra de Jesus e pensar como escolher melhor os futuros políticos nas próximas eleições. Que eles sejam capazes de trabalharem pela justiça social, para que todo povo viva com dignidade,
*****************

VIRÁ O DIA EM QUE TODOS, (Magnificat)
Virá o dia em que todos ao levantar a vista
veremos nesta terra reinar a liberdade.
Minha alma engrandece o Deus-libertador,
se alegra meu Espírito em Deus, meu Salvador.
pois ele se lembrou do seu povo oprimido
e fez de sua serva a mãe dos esquecidos.
Imenso é seu amor, sem fim sua bondade
pra todos que, na terra, o seguem na humildade.
Bem forte é nosso Deus, levanta o seu braço,
espalha os soberbos, destrói todos seus laços.
Derruba os poderosos dos seus tronos erguidos
com sangue e suor do seu povo oprimido.
E farta os famintos, levanta os humilhados,
arrasa os opressores, os ricos e os malvados.
Protege o seu povo com todo o carinho,
fiel é seu amor em todo o caminho.
Assim é o Deus-vivo que marcha na história,
bem junto do seu povo em busca da vitória.
Louvemos nosso Pai, Deus da libertação,
que acaba a injustiça, miséria e opressão.
Louvemos os irmãos, que lutam com valia,
fermentando a história, pra ver o grande dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário