“Jesus estava ensinando numa sinagoga, num dia de sábado. Havia aí uma mulher que, dezoito anos já, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e totalmente incapaz de olhar para cima.
Vendo-a, Jesus a chamou e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Ele impôs as mãos sobre ela, que imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus.
O chefe da sinagoga, porém, furioso porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado, se pôs a dizer à multidão: “Há seis dias para trabalhar. Vinde, pois, nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”.
O Senhor respondeu-lhe: “Hipócritas! Não solta cada um de vós seu boi ou o jumento do curral, para dar-lhe de beber, mesmo que seja em dia de sábado? Esta filha de Abraão, que Satanás amarrou durante dezoito anos, não devia ser libertada dessa prisão, mesmo em dia de sábado?”
Essa resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. (Lc 13, 10-17)
Irmãos e irmãs! Uma mulher que sofria há 18 anos, estava na sinagoga, diante de Jesus. Ele olhou para ela e disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. O que deveria ser motivo de grande alegria para todos, recebeu a critica do chefe da sinagoga.Era sábado e não era permitido pela lei, fazer atividades nesse dia.
A oposição que os fariseus faziam a Jesus é absurda. Difícil imaginar que pessoas que conheciam a Palavra de Deus, não aceitassem o bem que Jesus fazia aos doentes. Apesar de o sábado ser dia sagrado, os fariseus, cuidavam de seus animais. O que era mais importante curar uma mulher que há 18 anos estava doente ou cuidar de animais?
Os fariseus questionaram Jesus porque “desobedeceu a Lei”. Jesus é Senhor da Lei e veio para aperfeiçoá-la. A lei maior é o amor. As pessoas que se dizem religiosas, nunca podem impedir a vivência do amor a Deus e ao próximo. Jesus chamou os fariseus de hipócritas porque eram falsos, exigem o que não praticavam
Deus é Amor. Jesus nos ensinou que todos os mandamentos se resumem no amor a Deus e ao próximo. Hoje ainda há certos “pregadores” que têm a mentalidade dos fariseus.
Todos os dias são sagrados. Os cristãos católicos celebram, no domingo, a Missa, celebração da Páscoa, porque foi nesse dia – primeira da semana – que Jesus ressuscitou. No domingo, e em todos os dias da semana, somos convidados a fazer o bem, ajudar todas as pessoas que vamos encontrando ou que nos procuram, especialmente os doentes. Viver o amor é missão de todos nas 168 horas de cada semana. Vamos nos ajudar a viver a alegria de fazer as pessoas felizes, como gostaríamos que nos ajudassem.
*******************
A LEI QUE LIBERTA
“Perfeita é a lei do Senhor,
fonte de energia.
Seguros são os seus conselhos,
sabedoria para os simples.
Certeiros, os seus preceitos,
alegria para o coração.
É transparente o seu mandamento,
luz para os olhos.
Pura, a sua Palavra,
estável para sempre.
Verdadeiras, as suas decisões,
carregadas de justiça:
desejáveis mais que o ouro,
o ouro mais puro,
saborosas mais que o mel,
o mel mais doce.
Essa é a lei que me guia, Senhor!
Da sua observância tiro grande proveito.
Mas, quem me garante que não a tenha transgredido?
Dos pecados da ignorância, perdoa-me, Senhor.
E afasta-me também da presunção,
que ela não me domine.
Só então serei o que devo ser,
livre dos grandes pecados.
Espero que estas palavras da minha boca,
e estes pensamentos do meu coração,
encontrem boa acolhida junto a ti, Senhor.
Tu que és o meu amigo e libertador”..
Salmo 18b

Nenhum comentário:
Postar um comentário