MEDITAÇÃO do dia 23 de outubro

Palavra de Jesus Cristo
“Jesus dizia também às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. Quando sentis soprar o vento sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. Hipócritas! Sabeis avaliar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? Quando, pois, estás indo com teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto ainda a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e o oficial de justiça te jogará na prisão. Eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”. (Lc 12, 54-59)


Irmãos e irmãs! O Papa João XXIII nos convidou a ver os sinais dos tempos. Ele mesmo foi um sinal. Foi eleito papa, em 1958, com 77 anos, Muitos imaginavam que ele seria o “papa da transição”. Ele começou demonstrando muita firmeza e coragem, capaz de fazer uma verdadeira “revolução” na Igreja. No primeiro ano de seu pontificado, visitou crianças doentes nos hospitais, visitou também os presos de Roma.
Dizia que era preciso “ver os sinais dos tempos”, como Jesus nos ensina no Evangelho. Convocou o Concílio Vaticano II para que a Igreja, sob a luz do Espírito Santo, visse os sinais do tempo e desse respostas novas e adequadas àquelas necessidades..
Hoje, nos cristãos católicos e todas as pessoas de boa vontade, deveríamos se unir para identificar os sinais do nosso tempo, neste novo século que já vai acontecendo há nove anos. É urgente ver o mundo atual com olhos de Deus e constatar a ganância de pessoas e nações, que exploram as riquezas do nosso mundo, causando todo tipo de destruição. Condenam milhões de pessoas a viver na marginalidade e a morrerem de forme. É hora de ver os problemas gerados por todo tipo de injustiça e buscar condições para que, com urgência, nasça um mundo novo, onde as pessoas se relacionam com verdadeiros irmãos.
Peçamos ao Beato Papa João XXIII a graça de ver e assumir os sinais do tempo, para que, cheios de esperança, acreditemos que, unidos haveremos de construir o mundo, de paz, de justiça, de amor,
*********************

OUVIR HOJE A VOZ DE DEUS
Vinde aclamar e cantar ao Senhor,
Sobre Ele repousa a nossa salvação!
Caminhemos ao seu encontro, cheios de gratidão,
cantando nossas canções de alegria.
Porque o nosso Deus é grande,
Senhor supremo de tôdas as criaturas.
Em suas mãos estão as profundezas da terra
e os cumes das montanhas.
O mar, :Ele o fez,
os continentes, suas mãos os modelaram.
Vinde, prostremo-nos em adoração,
ajoelhando-nos diante do Senhor que nos criou.
Porque Ele é o nosso Deus,
pastor do seu povo,
e nós, as ovelhas que sua mão conduz.
Escutai, pelo menos hoje, o que Ele vos diz:
"Não endureçais os vossos corações,
como naquele dia, no deserto,
dia de tentação e discórdia,
quando vossos pais me puseram à prova,
e quiseram me tentar,
apesar de terem visto as minhas obras.


Quarenta anos senti repugnância desta geração.
Disse comigo: É um povo transviado.
Eles não quiseram ver os meus caminhos.
Jurei então na minha ira:
Não entrarão no meu repouso"!
Salmo 94

Nenhum comentário:

Postar um comentário