“Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe:
“Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós". (Lc 11, 37-42)
Irmãos e irmãs! Jesus sempre foi criticado pelos fariseus, que se consideravam os verdadeiros observantes da Lei. Eles estavam preocupados em seguir só a letra da Lei. Neste encontro com o fariseu, Jesus respondeu a critica que recebe.
Os fariseus não entendiam o espírito da Lei; não bastava limpar copos e travessas apenas. Jesus, com palavras duras, diz ao fariseu: “Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós”
Como fariseu, nós podemos imitá-lo, ficar só nas aparências, esquecendo o fundamental, a origem de tudo que está dentro de nós.
Jesus ao rejeitar a “purificação dos fariseus”, nos convida a examinar como vai o nosso interior. Ele nos diz: ”dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós”.
Olhando para o fundo do coração, descobrimos como acolhemos o próximo, como oferecemos a ele mais que “copos e travessas” limpos (como pessoas educadas), um coração cheio de amor, que partilha a vida e os bens.,
Este texto nos ajuda a rever em,que se baseia nossa vida religiosa e nossos relacionamentos. Estamos preocupados com o exterior, com o que aparece ou com a verdade de nossas vidas? Em outras ocasiões Jesus criticou a hipocrisia dos fariseus, dizendo que eram como “sepulcros caiados”: bonitos por fora, mas podres por dentro.
Que nosso Sim, seja sim e nosso Não seja não nos ensina Jesus. Que Ele nos dê a graça de sermos mensageiros da verdade. Vamos colaborar para que toda mentira, toda falsidade sejam extintas dos meios de comunicacão e de todos os relacionamentos.
*****************************
A FALSIDADE NÃO PODE VENCER
Salva-nos, Senhor,
estão no fim os que se comprometem contigo,
a autenticidade fugiu do meio dos homens.
São ocas suas conversas, sem qualquer valor,
feitas de palavras maliciosas,.
que brotam de um coração falso..
Que o Senhor feche a boca fingida dêsses fanfarrões,
que chegam a dizer:
"Quem pode conosco?
Estamos por cima,
passamos a lábia em todo mundo!"
Diante da violência feita aos pobres,
e diante dos gemidos dos indigentes,
o Senhor declara:
"Agora basta! Vou intervir,
para assegurar a salvação a todos que a desejam".
As palavras do Senhor são puras como prata acrisolada
que já sai da terra purificada sete vezes.
Tu, Senhor, nos guardarás,
Tu nos protegerás para sempre
contra esses homens maus.
Andam por toda a parte,
pois é a baixeza que domina entre eles.
Salmo 11

Nenhum comentário:
Postar um comentário