CELEBRAÇÕES do dia 14 de outubro

Textos do livro:



“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança Lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41).

Temos grandes santos a comemorar neste dia. Santos venerados desde o Egito, até a Itália e Alemanha.
O primeiro a ser nomeado é SÃO JUSTO, bispo e confessor, do século IV. Embora começasse seu episcopado em Lião, na França, terminou sua vida no deserto, onde foi rezar por uma pessoa morta num "quebra-quebra" daqueles tempos.
Do Egito passamos então para Roma, onde encontramos um escravo, que chega a ser Papa e mártir: SÃO CALISTO I. Tornou-se célebre por seu coração bondoso em absolver as pessoas arrependidas, que tivessem cometido faltas graves. Foi ele, também, quem organizou as Catacumbas, que trazem até hoje o seu nome. Deve ter morrido pelo ano de 222.
Na Itália, na terra mesma de São Francisco, mais de sete séculos antes dele, encontramos SÃO FORTUNATO, bispo venerado por seu povo, por causa dos muitos milagres. Viveu no século VI.
Na mesma Itália Central, aparece um monge camáldulo, chamado SÃO DOMINGOS. É muito venerado pela austeridade de sua vida. Morreu em 1060.


Desde a hora em que Nossa Senhora se disse "escrava do Senhor", todos nós nos sentimos chamados ao serviço. E também, ao serviço mais humilde, em favor de nossos irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário