“Jesus saiu caminhando, quando veio alguém correndo, caiu de joelhos diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?” Disse Jesus: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, não prejudicarás ninguém, honra teu pai e tua mãe!” Ele então respondeu: “Mestre, tudo isso eu tenho observado desde a minha juventude”. Jesus, olhando bem para ele, com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Ao ouvir isso, ele ficou pesaroso por causa desta palavra e foi embora cheio de tristeza, pois possuía muitos bens. Olhando em volta, Jesus disse aos seus discípulos: “Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus”.
Os discípulos ficaram espantados com estas palavras. E Jesus tornou a falar: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” Eles ficaram mais admirados e diziam uns aos outros: “Quem então poderá salvar-se?” Olhando bem para eles, Jesus lhes disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível!” Pedro começou a dizer-lhe: “Olha, nós deixamos tudo e te seguimos”. Jesus respondeu: “Em verdade vos digo: todo aquele que deixa casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos e campos, por causa de mim e do evangelho, recebe cem vezes mais agora, durante esta vida — casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições —, e no mundo futuro, vida eterna. (Mc 10, 17-30)
Irmãos e irmãs! Neste domingo ouvimos a Palavra de Deus tirada dos Livros da Sabedoria 7, 7-11; Carta aos Hebreus 4, 12-13; e o Evangelho acima.
Aquela pessoa vem correndo ao encontro de Jesus e, de joelhos, pergunta: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
Pergunta semelhanbte fazemos tantas vezes: o que é mais importante fazer para ser feliz? Podemos até dizer a nós mesmos que estamos procurando ser bons, observar os mandamentos. Mas, sentimos que falta algo.
Jesus olhando bem para ele, (o jovem, como lemos em Mt 1, 20) “com amor lhe disse: “Só te falta uma coisa: vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”.
Só faltava uma coisa para o jovem, faltava viver intensamente o amor. Ele não teve coragem de renunciar a tudo, vender seus bens, dar aos pobres, e seguir Jesus livremente. E, com tristeza, foi embora.
Jesus observa: “Como é difícil, para os que possuem riquezas, entrar no Reino de Deus”.
Os discípulos “ficam espanados” com essas palavras e querem saber qual a recompensa que terão por terem deixado tudo para seguir Jesus. Vão receber cem vezes mais do que estão dando, agora e “”no mundo futuro”.
Viver o chamado de Jesus supõe a graça de Deus e a respsta de cada um. É preciso pedir a sabedoria, como nos ensina a 1ª. Leitura da Missa, Sb 7, 7-11,
“Por isso desejei, e foi-me dado o bom senso; supliquei, e veio a mim o espírito da Sabedoria. Preferi-a aos reinos e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor as riquezas. A ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro é um punhado de areia e, diante dela, a prata será avaliada como o lodo. Amei-a mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais do que a luz, pois seu esplendor é inextinguível. Todos os bens me vieram junto com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”.
Qual a r esposta que damos hoje aos chamados de Jesus para viver o seu amor, a caridade, para ser solidário com os pobres, com todos os marginalizados?
**********************
ORAÇÃO
Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça,
para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo .
Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário