CELEBRAÇÕES do dia 11 de outubro




Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,

Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).






“Isto vos ordeno: amai•vos uns aos outros". (Jo 15,17)


Hoje lembramos um padre muito humilde, extremamente caridoso e amigo do povo. É o jesuíta JOÃO BOSCO PENIDO BURNIER. Foi assassinado no Mato Grosso, quando ia socorrer a uma mulher grávida, que estava sendo torturada. Isso se deu em 1976, a 11 de outubro.
No Paraguai, todos veneram o missionário fran¬ciscano FREI  LUÍS DE BOLAÑOS. Foi um grande conhecedor da língua e da alma do povo guarani. Seus métodos pacíficos e seu modo de organizar os índios, prepararam as célebres "Reduções" do Paraguai. Morreu em 1629.
Hoje, também lembramos todos os MÁRTIRES DA AMÉRICA LATINA, que deram sua vida pela causa da justiça.
Da América Latina, passamos à França, para evocar a memória do bispo e confessor, SÃO FIIRMINO. Viveu num tempo muito importante para a evolução da Europa e para a ação dos religiosos naquele território: o século VI.
Da França passamos à Alemanha, onde encontramos SÃO BRUNO DE COLÔNIA. Foi bispo e confessor. Aliás, era filho do rei Henrique I e de Santa Matilde.
Apesar de não desejar honras, viu-se forçado a ser arcebispo. E promoveu a evangelização como poucos, no final do primeiro milênio.
Na Espanha, século XIX, é venerada Santa MARIA SOLEDADE TORRES ACOSTA, fundadora de família religiosa de enfermeiras, canonizada por Paulo VI em 25 de janeiro de 1970.

Nenhum comentário:

Postar um comentário