“E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’. O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário.
Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lc 11, 5-13)
Irmãos e irmãs! Quem já não precisou apelar para os amigos, diante de uma grande necessidade? Quem recebe um pedido, pode não entender, e nem querer atender, mesmo que seja do amigo. Mas, diante da insistência, acaba dando o que está sendo pedido.
Jesus fala do pai que nunca vai negar algo que o filho possa precisar, e dá que for melhor para o filho.
Somos limitados, e tantas vezes, esquecemos demais em algumas situações. Precisamos dos outros, mesmo fazendo tudo que formos capazes. Pedimos, pedimos até conseguir o que precisamos. Nossas orações costumam ser uma lista de pedidos. Os santos que achamos poderosos, os que fazem milagres, são os mais procurados nas necessidades. Quantas promessas são feitas para conseguir as graças, as coisas que nos fazem falta!
Jesus insiste, que é preciso pedir para poder receber. Neste evangelho, Ele nos aconselha a pedir o Espírito Santo, dizendo que “o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem”. Na caminhada de cada dia, temos necessidades, dúvidas; somos fracos; precisamos de coisas e sobretudo de sabedoria, de luz do Espírito Santo. Queremos cumprir bem nossa missão na família, no trabalho, nas mais diversas atividades que exercemos. Precisamos aprender a pedir, a, pedir muitas vezes, na certeza que Deus Pai nos atenderá. É o que vamos continuar realizando, sem deixar de fazer nossa parte. Queremos confiar em Deus, colocando nossas vidas diante dele; queremos fazer todo esforço como se tudo dependesse só de nós.
****************************
ORAÇÃO PELA PAZ
do Papa Paulo VI
Senhor, Deus da Paz,
tu que criaste os homens,
para serem herdeiros de tua glória,
nós te bendizemos e te agradecemos.
porque nos enviaste Jesus,
teu Filho bem amado'.
Tu fizeste dele,
no mistério de sua Páscoa,
o artesão de nossa salvação,
a fonte de toda paz,
o laço de toda fraternidade.
Agradecemos pelos desejos,
pelos esforços e pelas realizações,
que teu Espírito de paz
suscitou em nossos dias,
para substituir o ódio pelo amor,
a desconfiança pela compreensão,
a indiferença pela solidariedade.
Abre mais ainda nossos espíritos
e nossos corações
para as exigências concretas do amor
de todos os nossos irmãos,
para que sejamos cada vez mais
artesãos da paz.
Lembra-te, ó Pai,
de todos os que lutam, sofrem
e morrem para a parturição
de um mundo mais fraterno.
Que para os homens de todas as raças
e de todas as línguas
venha teu reino de justiça,
de paz e de amor.
Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário