“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso" (Le 23,4.3).
Gostaria de começar este dia recordando o filho de um general boliviano: NESTOR PAZ ZAMORA. Pertencia às comunidades do Padre de Foucauld. Primeiro, pensou ser médico. Mas, depois, se uniu ao povo pobre, embora soubesse que tal decisão lhe traria a morte - como de fato trouxe, -¬ em 8 de outubro de 1970.Sua última palavra escrita foi esta: "Vem, Senhor Jesus!"
Ao lado desse jovem, temos de exprimir nossa admiração pelo velhinho, que acolheu Jesus no TempIo. Chamava-se SIMEÃO. Diz o Evangelho que estava repleto do Espírito Santo e profetizou a respeito de Jesus.
Lembramos, também, a mulher chamada PELÁGIA. Era uma mocinha de 15 anos, que salvou sua honra, escapando dos perseguidores e lançando-se heroicamente num despenhadeiro. Isso aconteceu em Antioquia, na Síria, no século IV.
Do Oriente Médio, passamos para Lião, na França, evocando a memória de SANTO ETÉRIO, bispo que se correspondeu com o Papa Gregório Magno. Governou a Igreja de Lião por 30 anos. Morreu no começo do século VII, depois de ter ordenado o Bispo da Inglaterra, Santo Agostinho de Canterbury.
Afinal, vamos à Grécia, para aí encontrarmos o mártir dos primeiros séculos do cristianismo, SÃO DEMÉTRIO. Seu culto por lá, remonta ao século V.
Repetimos sempre, na missa, a última palavra de toda a Bíblia: "Vem, Senhor Jesus!" Que seja este também o nosso último desejo na vida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário