CELEBRAÇÕES do dia 09 de outubro

Textos do livro:


“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).



"Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor"  (Hb 12,14).



Temos que recordar hoje, em primeiro lugar, SÃO DIONÍSIO e seus companheiros mártires. A pesquisa das origens do cristianismo, na França, deu ocasião a muitas lendas, segundo as quais, os amigos de Jesus, Maria, Marta e Lázaro, teriam sido os primeiros a perderem-se numa em barcação e a atracarem perto de Marselha, no Sul da França. Em todo caso, São Dionísio é considerado como o primeiro Bispo de Paris. E, muitas vezes, é lembrado como sendo o areopagita, convertido por São Paulo, em Atenas. Sofreu, de fato, o martírio, com seus companheiros ELEUTÉRIO e RÚSTICO, em meados do século II.


Não podemos deixar de mencionar Pio XII. Ele morreu a 9 de outubro de 1958, depois de ter sido o grande Papa da paz, das encíc1icas admiráveis. Era também de uma espiritualidade forte e de grande energia, como também de uma profunda compreensão acerca de todas as atividades humanas. A ele devemos o reinício da reforma litúrgica, sobretudo da semana da Páscoa.


Mas é preciso lembrar ABRAÃO, o patriarca e pai de todos os crentes. É venerado hoje, pelo menos, por parte dos bizantinos, porque há outros povos que o veneram em outras ocasiões, como no domingo antes do Natal.  Mas convém que abramos bem o nosso coração a todos os convites da fé, na hora em que pensamos em Abraão.


Vamos ainda lembrar SÃO LUIS BERTRANDO, aquele dominicano simpático, sacerdote e confessor, que morreu em 1581. Ele veio para a Colômbia, mas agüentou apenas por sete anos, pois os colonos, de fato, não mereceram um santo de tamanha bondade e gentileza. Não aceitaram sua pregação, e ele teve de voltar para sua terra, a França.

Meus amigos, no dia dos fundadores da Igreja, na França, e no dia do Pai da fé, Abraão, nós nos uniremos todos no mesmo sentimento de adesão ao projeto e à vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário