“João disse a Jesus: “Mestre, vimos alguém expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, “porque ele não andava conosco”. Jesus, porém, disse: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor. Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. “E quem provocar a queda um só destes pequenos que crêem em mim, melhor seria que lhe amarrassem uma grande pedra de moinho ao pescoço e o lançassem no mar. Se tua mão te leva à queda, corta-a! É melhor entrares na vida tendo só uma das mãos do que, tendo as duas, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva à queda, corta-o! É melhor entrar na vida tendo só um dos pés do que, tendo os dois, ser lançado ao inferno. Se teu olho te leva à queda, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus tendo um olho só do que, tendo os dois, ir para o inferno, onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga. (Mc 9, 38-43.45.47-48)
Irmãos e irmãs! Hoje é o último domingo do mês de setembro, que foi consagrado de modo especial à meditação da Palavra de Deus. Hoje é o DIA NACIONAL da BÍBLIA.
O Evangelho propõe à meditação de diversos temas. Jesus esta formando seus discípulos para a missão. Eles dizem a Jesus que proibiram alguém de expulsar demônios porque não era do grupo deles. Jesus responde: “Não o proibais, pois ninguém que faz milagres em meu nome poderá logo depois falar mal de mim. Quem não é contra nós, está a nosso favor”
Os discípulos pensavam que eram como “donos” de Jesus e da missão. Sem eles nada poderia acontecer. Ninguém é dono do Espírito de Deus que sopra onde quer. O estar ligado a Jesus não depende de um grupo fechado; basta que aceite Jesus e tente viver seu amor. Há tanta gente maravilhosa que realiza tantas "milagres", que vive a solidariedade e pouco conhece do evangelho. A ação do Espírito não depende de nenhum grupo religioso. Seria bom que esses irmãos tivessem oportunidade de conhecer os Evangelhos. Isso lhes traria uma grande alegria. Que aprendamos a nos unir na defesa da vida e na promoção de todos os valores humanos.
Jesus continua dizendo que o seu seguimento faz acontecer gestos de solidariedade que podem parecer pequenos, mas tem grande valor. “Quem vos der um copo de água para beber porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa”.
Mas, quem for ocasião de escândalo, de queda de alguém que aceita Jesus, vai ser castigado (lançado no mar).
Jesus faz pensar que toda nossa vida é para servir melhor o seu Reino, todas as pessoas. Que adianta ter mãos, pés, olhos, toda vida, se tudo não for usado para viver o seu amor, o seu Reino?
Neste domingo, gaste uma parte de seu tempo, meditando os textos da liturgia da Missa. São os seguintes: Nm 11, 25-29 // Tg 5, 1-6 //Mc 9, 39-43.45.47-48
*************************
A LEI QUE LIBERTA
Perfeita é a lei do Senhor,
Perfeita é a lei do Senhor,
fonte de energia.
Seguros são os seus conselhos,
sabedoria para os simples.
Certeiros, os seus preceitos,
alegria para o coração.
É transparente o seu mandamento,
luz para os olhos.
Pura, a sua Palavra,
estável para sempre.
Verdadeiras, as suas decisões,
carregadas de justiça:
desejáveis mais que o ouro,
o ouro mais puro,
saborosas mais que o mel,
o mel mais doce
Essa é a lei que me guia, Senhor!
Da sua observância tiro grande proveito.
Mas quem me garante que não a tenha transgredido?
Dos pecados da ignorância, perdoa-me, Senhor.
E afasta-me também da presunção,
que ela não me domine.
Só então serei o que devo ser,
livre dos grandes pecados.
Espero que estas palavras da minha bôca,
e estes pensamentos do meu coração,
encontrem boa acolhida junto a ti, Senhor.
Tu que és o meu amigo e libertador.
Salmo 18

Nenhum comentário:
Postar um comentário