CELEBRAÇÕES do dia 27 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Procurai a caridade" (lCor 14,1a).

Hoje lembramos um santo que empolgou o seu tempo e que, ainda hoje, arrebata qualquer coração bem disposto, levando imediatamente à ação: SÃO VICENTE DE PAULO. Ele não apenas enche o dia com sua caridade, mas é capaz de dar sentido a centenas e milhares de vidas humanas. Difícil destacar o que é mais importante na vida desse santo! Por um lado, pregou e levou sua Congregação - a dos Lazaristas - a se dedicarem sempre à evangelização, tanto nos meios rurais, quanto junto aos responsáveis pelos destinos do povo. Com Santa Luísa de Marillac, fundou a Sociedade das Filhas da Caridade, tão numerosas quanto queridas, neste Brasil. Por toda parte, elas se dedicam aos que mais sofrem. O que São Vicente fez pelos padres, sobretudo na França, desde o século XIX, nem os grandes seminários sabem contar. E, portanto, padroeiro de todas as obras de caridade e mensageiro quase insuperável do Evangelho.

Na Argentina lembra-se hoje MARIA ZAFFARONI ISLAS. Trata-se de um bebê de dezoito meses apenas, desaparecido em 1976. Tornou-se o símbolo de todas as crianças - mais de 400! - desaparecidas naquele país, como também no Uruguai e no Chile. Maria Zaffaroni Islas também nos levou, como a muitos outros, a procurar essas crianças e a encontrar algumas delas, em Santiago do Chile, devolvendo-as às suas respectivas famílias.

Afinal, não pode ser esquecido o jovem metalúrgico de Belo Horizonte, GUIDO LEÃO DOS SANTOS, herói da causa operária e morto pela repressão policial neste dia, em Minas, no ano de 1979.

Os Vicentinos, as Filhas da Caridade, os Lazaristas e todos os doentes e velhinhos, devem acordar em nós a força da caridade de São Vicente de Paulo, que nos leva direto ao Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário