Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Aos ricos deste mundo, exorta-os que não sejam orgulhosos, nem coloquem sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus". (ITm 6,17)
Em EI Salvador cultiva-se hoje a memória de todos os camponeses, que deram sua vida por uma nova terra e um novo céu. Entre estes, figuram os dirigentes sindicais camponeses, mortos em 1980, APOLINÁRIO SERRA¬NO, "POLIN"; JOSÉ A. LOPEZ, "CHEPE"; FÉLIX SALAS e PATRÍCIA PUERTAS, a "TICHA".
De EI Salvador, passamos à Tchecoslováquia. Aí é venerado SÃO VENCESLAU, mártir, que chefiou a resistência contra os exércitos germânicos. Os tchecos o veneram até hoje, na Igreja de São Vito, em Praga.
Não queremos esquecer uma grande mulher que viveu na Alemanha, no século VIII. Era ao mesmo tempo uma intelectual, amável e discreta. Seu nome: LIOBA. Foi enviada como missionária pelo grande apóstolo da Alemanha e é venerada até hoje, ao lado de São Bonifácio, em Fulda, naquele país.
Na Itália, vamos dar com o criador dos Montepios, ou seja, dos Bancos Populares de Crédito. Trata-se do franciscano, Bem-aventurado FREI BERNARDINO DE FELTRE. Tentou assim salvar os pobres da exploração dos banqueiros daquele tempo, e foi muito bem sucedido, o que não é fácil, como bem se pode imaginar. Morreu em 1494.
Afinal, em Belém, terra natal de Jesus, SANTA EUSTOQUIA, virgem, filha de Santa Paula, do século V, muito conhecida, por ter sido discípula fiel de São Jerônimo.
O maior bem que neste momento poderemos prestar ao Brasil é cuidar dos operários, rurais e urbanos, salvando-os da exploração.

Nenhum comentário:
Postar um comentário