“O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” E procurava ver Jesus”. (Lc 9, 7-9)
Irmãos e irmãs! O desejo de ver Jesus está presente na vida de todas as pessoas. É possível que alguns tenham só curiosidade. Mas, a grande maioria, esta com “o coração inquieto”, como dizia Santo Agostinho, enquanto não tem um encontro especial, pessoal, com Jesus Cristo.
Por vontade e graça de Deus, recebemos a vida para realizar a missão, de colaboradores na construção contínua do ,mundo novo proposto por Jesus; mundo de paz, de justiça, de fraternidade.
Somos felizes quando aceitamos esse chamado e vamos assumindo nossa tarefa.
Os Bispos do Brasil, nos primeiros anos deste novo século, fizeram um projeto de evangelização que tinha como titulo: “Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida” Nos números 4,1 e 4,2 dizem os Bispos:
"Queremos ver Jesus" (Jo 12,21) é o que dizem alguns pagãos que tinham subido a Jerusalém para prestar culto a Deus, na festa da Páscoa. Filipe ouve esse pedido, chama André, e os dois juntos transmitem esse desejo a Jesus. Hoje, mesmo sem saber expressar desse modo o que buscam, são muitos os que querem ver, conhecer e encontrar Jesus. Na verdade, ele é a resposta aos anseios mais profundos do ser humano, pois "ilumina todo ser humano que vem a este mundo" (10 1,9).
Hoje, cada batizado precisa ser esse tipo de instrumento, para que o mundo desorientado encontre o rumo da salvação, da vida plena que Deus deseja para todos e que é oferecida em Jesus.
O coração daquela gente, que foi em busca de Deus na festa da Páscoa, se direcionou à pessoa de Jesus. É importante ajudar a fazer esse direcionamento, porque Jesus é a manifestação visível do Deus invisível, do Amor que nos sustenta. Ele se torna a grande descoberta que permite entender melhor quem é o nosso Deus. Por isso nós também dizemos: Queremos ver Jesus. Ver Jesus é perceber. o que ele significa, o que ele deseja de nós, o quanto do amor do Pai se revela através dele”.
(Doc. da CNBB n.72)
*********************
ORAÇÃO
Pai, no início do Terceiro Milênio,
queremos ver Jesus, caminho, verdade e vida'
Dai-nos, pela ação do Espírito Santo,
a graça de um encontro pessoal com o Cristo vivo,
presente na Igreja.
Sustentados por este encontro,
e pela intercessão materna de Nossa Senhora Aparecida,
assumimos o compromisso missionário
de anunciar o Evangelho,
promovendo cada pessoa,
na alegria plena de sua dignidade,
renovando a comunidade,
"para que todos sejam um",
e participando da construção de uma sociedade
justa e solidária, a caminho do Reino definitivo.
Amém.

Nenhum comentário:
Postar um comentário