Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos!" (Fl 4,4).
Vamos aos santos deste dia 25 de setembro: começamos com SÃO FIRMINO, o primeiro bispo da cidade de Amiens, na França. É do século III, e venerado como mártir.
Mas gostaria de acrescentar outro santo, da França: CLEOLFRIDO, beneditino. Foi um verdadeiro imitador de São Bento. Estava à testa de uma comunidade como abade. Formou um santo e grande escritor, chamado Beda, o venerável. Além disso, distinguiu-se por ser colecionador infatigável dos textos bíblicos. E quantos deles se teriam perdido, se não fosse ele! Devemos a São Cleolfrido um dos melhores manuscritos que São Jerônimo traduziu para a "Vulgata". Deve ter morrido em 716, durante uma viagem a Roma.
Mas temos que falar de FRANCISCO JACCARD, por causa de sua humildade. Mas não era apenas humilde. Dentro de sua simplicidade, cultivou um senso de humor quase insuperável. No fim, Deus lhe concedeu a graça do martírio. Foi morto a golpes; e depois, ainda tentaram estrangulá-Io. Contava apenas 39 anos. Isso ocorreu em 1838.
Lembramos ainda o Bem-aventurado HERMANO, da Ilha de Constança, que naquele tempo século XI - pertencia à Alemanha. Era beneditino. Todo paralisado, chamava-se a si mesmo "o último dos pobres de Cristo", e "o rebotalho dos pobres de Cristo". Mas sua ciência lhe valeu até a visita do Papa Leão IX e do Imperador Henrique IlI. A ele se atribui a composição do celebérrimo canto "Salve Regina" (Salve-Rainha).
Por fim, hoje é o dia do Bem-aventurado JOÃO BATISTA MAZZUCCONI, italiano do século XIX, um dos co-fundadores do Pontifício Instituto das Missões, beatificado em 1984 pelo Papa João Paulo II.
Atrás do sorriso, esconde-se quase sempre uma alma simples e grande, que compartilha conosco as alegrias da vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário