Palavra de Jesus Cristo:
“Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observavam Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lo. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca:
“Levanta-te e fica aqui no meio!” Ele se levantou e ficou de pé.
Jesus disse-lhes:
“Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?”
Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: “Estende a mão!”
O homem assim o fez e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus”. (Lc 6, 6-11)
Irmãos e irmãs! Hoje é o Dia da Pátria. Celebramos o começo de nossa independência que vai acontecendo cada dia. Aqui nascemos. aqui vivemos; é a Casa comum de todos nós. O amor à pátria nos compromete como verdadeiros cidadãos. Escolhemos nossos governantes na esperança de que pela sabedoria e honestidade sejam consolidadas a concórdia e a justiça para o bem de todo o povo brasileiro.
O texto do Evangelho nos apresenta Jesus, em um sábado, ensinando na sinagoga. Lá está um homem doente, com a mão seca. Os escribas e fariseus observam se Jesus vai curar o homem naquele sábado.
Jesus faz a grande pergunta: “Em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?”
O homem foi curado por Jesus e aqueles “religiosos” ficaram com raiva.
Temos dificuldade de fazer com que a Palavra de Deus se transforme em vida, em compromisso de fraternidade, de solidariedade. Somos especialistas em dar desculpas que imaginamos possam justificar nossas omissões.
Neste Dia da Pátria, revendo nosso dever de cidadãos, procuremos responder a pergunta de Jesus: “em dia de sábado – e em todos os dias -, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?”
Neste dia, de modo especial. converse com sua família sobre o Brasil e tente descobrir nossas omissões como cidadãos. Queria rezar a Oração pela Pátria.
****************************************
ORAÇÃO PELA PÁTRIA
Ó Deus que organizais todas as coisas com admirável providencia,
acolhei as súplicas que fazemos pela nossa pátria,
pelo nosso querido Brasil.
Que sejam consolidadas a concórdia e a justiça.,
Dai sabedoria aos políticos que o povo elegeu
esperando que administrassem com honestidade as riquezas do país
em benefício de todos, a começar dos mais pobres.
Que por graça de Deus, trabalho dos governantes
e participação das forças vivas da nação,
renasça a esperança e o povo brasileiro volte a sonhar com um Brasil,
terra de paz e de verdadeira justiça.
É o que pedimos, Deus Pai,
por intercessão de Nossa Senhora Aparecida,
padroeira do Brasil.
Amém

Nenhum comentário:
Postar um comentário