CELEBRAÇÕES do dia 07 de setembro

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra, pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" (Cl 3,2-3).

Hoje é o "Dia da Pátria", ocasião propícia para lembrarmos que somos irmãos uns dos outros, e que adoramos o mesmo Deus e Pai. E temos obrigação de dizer a esse mesmo Deus, Criador do Céu e da Terra, o nosso profundo "obri­gado". Primeiro, pelo povo generoso, humilde, pa­ciente e trabalhador, que são os nossos irmãos bra­sileiros. Segundo, pela terra fecunda, os climas di­versos, as águas abundantes e o céu propício com que Deus nos brindou. E o terceiro agradecimento, é pelo dom mais valioso, que é o espírito religioso, a confiança constante na Providência Divina, con­fiança essa baseada no Evangelho de Jesus.

Vamos, ainda, lembrar um santo e uma santa, celebrados hoje. O Santo é CLODOALDO, de Paris, na França. Era filho do rei Clodomir, e tornou-se padre e con­fessor. Dele nos relata Gregório de Tours que "desde­nhando o reino terrestre e persistindo nas boas obras, foi padre até os últimos instantes da vida".

Ainda na França, lembramos SANTA MADEL­BERTA. Cresceu na abnegação, na piedade e na caridade. Foi monja e superiora de mosteiro. Mor­reu em 705, em odor de santidade.

Na Tchecoslováquia, são lembrados hoje os Bem-aventurados MARCOS CRISIN, ESTÊVÃO PONGRACZ e MELQUIOR GRODECZ, sacerdo­tes: o primeiro foi cônego e os outros dois, jesuítas. Viveram no século XVII e foram queimados vivos. Consta que Estêvão agonizou durante 20 horas.

A Pátria é o lugar em que Deus mesmo nos colocou, para a transformarmos em Terra da pro­messa, onde reine a paz e a justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário