Palavra de Jesus Cristo:
“Pedro dirigiu-se a Jesus perguntando:
“Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Digo-te, não até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes”.
(Mt 18, 21-22)
Irmãos e irmãs! Quantas vezes devo perdoar, foi a pergunta de Pedro a Jesus. Bastariam sete vezes. Se fosse a mãe falando de seu filho, esta pergunta nunca seria feita. Porque a mãe perdoa sempre, "setenta vezes sete", como ensina Jesus.
Às vezes podemos dizer que perdoamos, mas não esquecemos. A mágoa permanece em nosso coração. Será que isto é perdoar?
O perdão é uma vivencia do amor. Quem ama muito perdoa sempre, quem ama pouco perdoa às vezes e continua lembrando da ofensa. O ideal que Jesus nos indica é perdoar sempre.
Você já pensou que ninguém erra sozinho? De alguma forma todos participamos dos erros dos outros. Quando um marido ou uma mulher comete uma falta, será que o outro também não falhou? Os pais, ao criticar os pecados dos filhos, deveriam rever em que se omitiram, em que falharam na educação dos mesmos filhos.
A mãe sempre perdoa o filho, mesmo que ele possa ser um grande criminoso. Só o verdadeiro amor é capaz de perdoar de modo profundo. Vamos pensar nessa mensagem de Jesus e tentar aplicá-la a nossa vida. Como pecadores rezemos o Salmo, a oração que Davi rezou porque também era pecador.
*******************************
Salmo (51, 3-15)
“Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado. Lava-me de toda a minha culpa, e purifica-me de meu pecado. Reconheço a minha iniqüidade e meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, só contra ti, eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento.
Eis que na culpa fui gerado, no pecado minha mãe me concebeu.
Mas tu queres a sinceridade do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria.
Purifica-me com o hissopo e ficarei puro; lava-me e ficarei mais branco que a neve. Faze-me ouvir alegria e júbilo, exultem os ossos que tu quebraste.
Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto.
Não me rejeites da tua presença e não me prives do teu santo espírito.
Devolve-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso.
Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário