Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível, o texto será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).
"Se pois ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus" (C1 3,1).
Quais os Santos de hoje? Vamos começar pelos Santos PONCIANO e HIPOLITO. Eles alegram e iluminam este dia 13 de agosto, que alguns imaginam seja um dia de azar. Santo Hipólito celebrizou-se como escritor, no fim do século II e início do III. Dele temos a belíssima Oração Eucarística e outros textos litúrgicos, além de comentários bíblicos, orientações na fé e na moral. Sobretudo o Tratado "A Tradição Apostólica". Essa obra é de fundamental importância, para conhecermos o espírito da Igreja nos primeiros séculos. O Papa São Ponciano foi desterrado junto com Hipólito, para a Ilha da Sardenha. Naquele tempo era praticamente inabitável. E agora?
Uma santa mulher, chamada RADEGUNDES. Foi Rainha da França. Prisioneira de guerra, obrigaram-na a casar com Plotário I, homem devasso e assassino. Mas conseguiu escapar de suas garras e levou vida religiosa, em 587. _
Na França precisamos ainda destacar SAO BENILDO, canonizado por Paulo VI. Teve o carisma extraordinário de suscitar vocações religiosas e sacerdotais. Pertenceu à Congregação dos I rmãos das Escolas Cristãs. Morreu em 1862. A.B.
Hoje lembramos o advogado Fausto Ribeiro, defensor dos sem terra que foi assassinado na zona leste de São Paulo.
Os santos revelam-se como homens do tempo deles, mas com mensagem e testemunhos que ultrapassam os limites de· todos os tempos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário