COMEMORAÇÕES do dia 14 de agosto

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns - Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível, o texto será atualizado com a citação: “A.B.” (Atualização do Blog).

"Quem vive e crê em mim, jamais morrerá". (Jo 11,26)

Iniciamos nossa meditação de hoje com a fi­gura insuperável de SÃO MAXIMILIANO MARIA KOLBE. Todos sabem que ele foi elevado recen­temente à honra dos altares, por João Paulo II, em 1982. Era polonês, franciscano conventual. Foi um grande homem dos meios de comuni­cação social. As revistas e jornais que ele fundou, em primeiro lugar, na Polônia, atingiram cifras ini­magináveis, centenas de milhares de exemplares. Mas o que impressiona de fato é que ele foi preso. E como prisioneiro político, ofereceu-se para morrer no lugar de um pai de família, que havia sido sorteado, juntamente com muitos outros, para ser morto à fome. Foi assim que Maximiliano Maria Kolbe mor­reu no lugar de um companheiro, tal como Cristo morreu em nosso lugar. Era o dia 14 de agosto de 1941. Aliás, essa pessoa que deveria ter morrido, assistiu à cerimônia de canonização de São Ma­ximiliano Kolbe.

Vamos também a uma santa: ATANÁSIA. Foi casada duas vezes, mas nas segundas núpcias re­solveu, juntamente com o marido, entrar para o convento, cada um para o seu lugar. Ela tornou-se abadessa. Mas não foi esse o motivo de sua santidade, e sim, sua vida de oração e trabalho. Acabou imppressionando tanto as comu­nidades que, de toda parte, vinham a ela jovens que queriam consagrar-se a Deus. Atanásia morreu no ano de 860, em odor de santidade.

Vamos ainda à Suíça, onde encontramos o nome do Bem-aventurado EVERALDO, abade be­neditino, do célebre mosteiro de Einsiedeln. Everaldo tinha altos cargos, quando se retirou, mas ao retirar-se agrupou em torno de si os eremi­tas, consagrando aquela igreja, que se tornou muito célebre. Deus o chamou a si no ano de 958.
------------
A.B. Lembramos hoje Alceu Amoroso Lima, pai de 7 filhos, que aos 35 anos converteu-se ao catolicismo. Por meio século marcou a vida intelectual, católica e política do Brasil.
------------
Dar a vida pelos outros é vocação de cada cristão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário