COMEMORAÇÕES do dia 10 de agosto


Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO” – Edições Paulinas-1985,
do Cardeal Arns

"Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se transformará em alegria" (J o 16 ,20c) .

Nesta data, em 1974, morreu em Paris o bra­sileiro Frei TITO DE ALENCAR LIMA. Dominicano, foi preso e horrorosamente tor­turado em São Paulo. Na cadeia, onde eu mesmo o visitei, por diversas vezes, ele confortava os presos e dava testemunho do Evangelho. Depois de transportado para a França, conti­nuava a sentir-se perseguido pelo famigerado Dele­gado torturador, Fleury. E parecia estar recebendo ordens dele, tamanha era a obsessão. Um dia, encontraram-no morto. Os seus restos mortais voltaram 9 anos depois, para São Paulo, onde foram recebidos na Catedral, por uma multi­dão incalculável, por grande número de bispos e padres, com o Cardeal de São Paulo à frente. Sua entrada no Céu deve ter sido ainda mais triunfante.

Também celebramos hoje o Diácono SÃO LOURENÇO, em Roma. É venerado como o último dos sete Diáconos, de quem o Imperador Valeriano queria arrancar o tesouro, ou seja, o dinheiro dos pobres. Colocado vivo sobre uma grelha em brasas, fez­-se o porta-voz da coragem dos mártires. Tiveram que silenciá-lo então pela espada.

Vamos também a uma santa. É SANTA FI­LOMENA, de quem já se falou tanto. Pesquisadores sérios dizem que talvez nem tenha existido. Mas o fato é que o Santo Cura D'Ars a venerava com muita confiança.

Afinal, vamos lembrar SÃO HUGO DE MON­TAIGU, na França. Foi beneditino, bispo, homem de uma delicadeza e caridade nos mínimos e nos grandes gestos. Morreu pelos anos de 1136.

Os sofrimentos dos cristãos se unem aos de Cristo, para se transformarem em fonte de espe­rança para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário