Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Jesus lhe diz: Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram!”. (Jo 20,29)
O dia 3 de julho é todo consagrado ao Apóstolo SÃO TOMÉ. Ele tornou-se célebre por duas passagens narradas no Evangelho. Uma, durante a última Ceia, em que ele interroga o Mestre sobre o "caminho para ir ao Pai". Outra vez, quando ele, não acreditando na ressurreição de Jesus, quis apalpar as chagas das mãos, dos pés e do lado. Muita outra coisa não se sabe sobre São Tomé. Alguns até acham que ele tenha vindo ao Brasil. Segundo o maior historiador da Antiguidade, Eusébio,. teria ido até os Partos e chegou, segundo outra tradição, às índias, onde teria sofrido o martírio. Daí a idéia de que ele teria vindo até o Brasil.
São Francisco Xavier fez uma grande peregrinação a Meliapour, antes de embarcar para o Japão, sinal de que aí ele era venerado.
Vamos à Síria, venerando aí Santo ANATOLIO, bispo e confessor. Antes de ser bispo, era conhecido pela sua habilidade e coragem, sobretudo, salvando a população de Alexandria, cercada pelos romanos. Depois, eleito bispo, ele se celebrizou pelos Dez Tratados sobre Aritmética e pelo cálculo sobre as datas da Páscoa, tão discutidas naquele tempo. Santo Anatólio deve ter morri do pelos anos de 280.
Vamos a Roma. Aí encontramos os dois santos, PROCESSO e MARTINIANO. São venerados na Via Aurélia. A lenda faz deles os carcereiros de São Pedro. Teriam sido convertidos pelo Apóstolo, e depois, martirizados. De fato, um cemitério que os arqueólogos ainda não identificaram, leva o nome deles. São Gregório, que era um grande historiador para o seu tempo, consagrou a eles a sua 32ª. homilia. Os corpos de São Processo e São Martiniano foram transferidos mais tarde para o próprio Vaticano, já no século IX.
Gostaríamos de exclamar, neste dia: "Meu Senhor e meu Deus!" E lembrar constantemente que a ressurreição de Jesus é a raiz da nossa fé e da nossa esperança.


Nenhum comentário:
Postar um comentário