Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
“ Imediatamente, o pai do menino gritou: 'Eu creio! Ajuda a minha incredulidade”. (Me 9,24)
Hoje é o "Dia dos Bancários". A eles, que tão bem servem ao público, nosso apoio e nossas orações.
Evocamos neste dia dois mártires da Guatemala: TÚLIO MARCELO MARUZZO, franciscano, simples, pobre e pacífico. Percorreu a pé as montanhas da Guatemala, de aldeia em aldeia, sempre solidário com os sofrimentos do povo.
Em sua companhia estava também LUÍS OBDÚLIO NAVARRETE. Os bispos da Guatemala declararam nessa ocasião: "Numerosos são os padres, os religiosos e os catequistas, que pagaram com a vida a fidelidade a Cristo e aos irmãos".
Na Espanha venera-se hoje RAIMUNDO LULLO, franciscano e mártir. Ele renovou os métodos de evangelização, pelo estudo dos costumes e da língua dos povos a serem evangelizados. Chegou a ponto de, já no século XIII em que viveu, criar colégios especiais para o estudo de línguas, tanto em Paris quanto em Miramar. Era um grande sábio, um homem generoso.
Não esqueçamos também que hoje se venera, no monte Hor,na Ásia Menor, o Sumo Sacerdote AARÃO, irmão de Moisés, tantas vezes citado na Bíblia e na Liturgia. De Aarão podemos aprender que, apesar das falhas e hesitações, os sacerdotes do Senhor devem cuidar do Santo dos Santos e da vida solidária dos irmãos.
Por fim, na Irlanda, Santo OLIVÊRIO PLUN KETT, do século XVII. Arcebispo e criador das escolas católicas em seu país. Foi martirizado em 1681 e canonizado pelo Papa Paulo VI, em 1975.
A vida só tem sentido quando o coração é generoso e a fé, esclarecida.


Nenhum comentário:
Postar um comentário