CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 03 de junho 2010




Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

----------------------
HOJE, celebramos a Festa do   CORPO e SANGUE de CRISTO.
Esta festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano 1264. As procissões do Santíssimo Sacramento, foram introduzidas  no século XIV.  
-----------------------

"Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama"    (Jo 14,21a).

Hoje,  celebra-se a morte do PAPA JOÃO XXIII, que aconteceu em 1963. Foi o Papa chamado por todos de "bom". Apesar de ter sido tão curto o seu pontificado, conseguiu realizar o programa de abrir janelas c portas da Igreja, ao vento do Espírito Santo, que "faz novas todas as coisas".
Em 25 de janeiro de 1959, João XXIII anunciou o Concílio Vaticano II.  E vejam as suas motivações: "Para o bem espiritual do povo de Deus e para a busca da unidade".
De fato, 2.500 bispos, aproximadamente, participaram desse Concílio e ouviram o Papa dizer:
"A Igreja quer ser de todos. Mas, muito particula­mente, quer ser a Igreja dos pobres".
Filho de camponeses pobres, foi capaz de levantar uma onda de amor e de compreensão, no mundo inteiro.

O mesmo aconteceu com JOÃO DE ZUMAR­RAGA, franciscano, bispo do México e protetor dos índios, celebrado hoje.  Para tanto, enfrentou autoridades e senhores espanhóis, sem nunca pôr em segundo plano a evangelização. Um grande pastor!

Não esqueçamos as mulheres. Entre elas, SANTA CLOTILDE, festejada hoje.  Devemos-lhe, em grande parte, a conversão da França, porque era esposa do rei dos Francos, Clóvis. Morreu no século VI.

E agora, no coração da Africa, na metade do século XIX, evocamos os célebres mártires da Uganda: CARLOS LWANGA e seus companheiros.  Sua adesão à fé cristã e seu amor à raça negra fizeram com que a África se tornasse, para nós a esperança cristã. Os mártires de Uganda foram canonizados em 1961, como os primeiros santos do continente africano.

A bondade e a fidelidade têm que andar de mãos dadas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário