Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
----------------------
HOJE, celebramos a Festa do CORPO e SANGUE de CRISTO.
Esta festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano 1264. As procissões do Santíssimo Sacramento, foram introduzidas no século XIV.
Esta festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no ano 1264. As procissões do Santíssimo Sacramento, foram introduzidas no século XIV.
-----------------------
"Quem tem meus mandamentos e os observa é que me ama" (Jo 14,21a).
Hoje, celebra-se a morte do PAPA JOÃO XXIII, que aconteceu em 1963. Foi o Papa chamado por todos de "bom". Apesar de ter sido tão curto o seu pontificado, conseguiu realizar o programa de abrir janelas c portas da Igreja, ao vento do Espírito Santo, que "faz novas todas as coisas".
Em 25 de janeiro de 1959, João XXIII anunciou o Concílio Vaticano II. E vejam as suas motivações: "Para o bem espiritual do povo de Deus e para a busca da unidade".
De fato, 2.500 bispos, aproximadamente, participaram desse Concílio e ouviram o Papa dizer:
"A Igreja quer ser de todos. Mas, muito particulamente, quer ser a Igreja dos pobres".
Filho de camponeses pobres, foi capaz de levantar uma onda de amor e de compreensão, no mundo inteiro.
O mesmo aconteceu com JOÃO DE ZUMARRAGA, franciscano, bispo do México e protetor dos índios, celebrado hoje. Para tanto, enfrentou autoridades e senhores espanhóis, sem nunca pôr em segundo plano a evangelização. Um grande pastor!
Não esqueçamos as mulheres. Entre elas, SANTA CLOTILDE, festejada hoje. Devemos-lhe, em grande parte, a conversão da França, porque era esposa do rei dos Francos, Clóvis. Morreu no século VI.
E agora, no coração da Africa, na metade do século XIX, evocamos os célebres mártires da Uganda: CARLOS LWANGA e seus companheiros. Sua adesão à fé cristã e seu amor à raça negra fizeram com que a África se tornasse, para nós a esperança cristã. Os mártires de Uganda foram canonizados em 1961, como os primeiros santos do continente africano.
A bondade e a fidelidade têm que andar de mãos dadas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário