Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Nem todo aquele que me diz 'Senhor, Senhor' entrará no Reino dos Céus, mas sim, aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus"
(Mt 7,21).
Hoje venera-se na Espanha, perto de Córdoba, o Bem-aventurado JOÃO DE ÁVILA. Foi homem celebérrimo no seu tempo, o século XVI, e muito lembrado até hoje. Era de origem judaica e possuía uma eloqüên¬cia irresistível. Quando falava, todos se comoviam. Chegou a sacudir a Espanha, levando regiões inteiras a conhecer a Palavra de Deus. Isso ele o fez por constantes visitas e missões. Entretanto, suas obras foram publicadas somente em nossos dias.
A seguir, vem uma mulher, também ela de enorme influência na história da Igreja. É SANTA CAMILA DE SOYECOURT, do século passado (séc. XX). Possuía inteligência fora do comum e uma dedicação total. Conseguiu assegurar o relacionamento com Pio VII, quando prisioneiro, com seus cardeais. Foi ainda ela quem restabeleceu o Carmelo, na França, e deu grande impulso ao ensino católico, através do Arcebispo de Paris.
Em Bolonha, na Itália, encontramos o Bem-aventurado NICOLAU ALBERGATI. Viveu entre os séculos XIV e XV. Era monge e confessor. E chegou a ser bispo. Por que o mencionamos? Porque era hábil e tão amigo dos Papas, que foi enviado a muitas missões, sobretudo, numa terra hostil e difícil, como a França daquele tempo.
No final, vamos lembrar um nome, tão célebre hoje como no seu tempo: SÃO HERMAS, discípulo de São Paulo. É citado na carta de São Paulo aos Romanos.
Pelos grandes homens e pelos santos
é que passam os melhores anseios da humanidade toda.


Nenhum comentário:
Postar um comentário