Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"A verdade vos libertará" (Jo 8,32b).
Hoje é o "Dia Nacional das Comunicações Sociais". Lembramos com gratidão os jornalistas, radialistas e todos os profissionais da comunicação. Sabemos que são muito sacrificados, mas seus serviços são indispensáveis para manter-nos informados sobre os acontecimentos de cada dia. Aliás, todo cristão tem de ser comunicador.
Hoje é também o "Dia do Expedicionário", e marca o fim da Segunda Guerra Mundial. Quantos jovens partiram para a Itália e aí ofereceram suas vidas! Viram muitos de seus companheiros perderem o sangue e a vida em solo italiano! Curtiram muito sofrimento, muitos perigos e muitas saudades dos familiares e amigos! Atualmente, já carregados de anos, e muitos deles, também carregados de doenças, sentem-se desprotegidos por parte da Previdência. Ao querido Expedicionário Brasileiro, nossa admiração, nosso apoio e amizade.
Entre os heróis do nosso tempo, lembramos hoje uma mulher: ISAURA ESPERANZA, conhecida como "Chaguita". Foi catequista e mártir. Morreu em El Salvador em 1980, exatamente neste dia 5 de maio. Seu exemplo nos anima a transmitir, na catequese, a mensagem de Jesus, com todo o amor e dedicação.
Um grande santo dos tempos antigos, celebrado hoje, é HILÁRIO DE ARLES. Viveu na França, mais ou menos no século V. Foi um gigante, primeiro, como monge; e mais tarde, como Bispo. Distinguiu-se pela obediência ao Papa. Apesar de possuir um caráter difícil, soube sempre dizer "sim" aos interesses da Igreja.
Vamos mencionar mais uma santa: JUDITE, de Mogúncia, na Alemanha. Na intimidade, era conhecida como Juta. Era beneditina. E formou uma verdadeira escola de santas, como, por exemplo, Santa Hildegarde e muitas outras. Em pouco tempo fez muitas e grandes coisas. Como? É que foi sempre ao essencial, buscando acima de tudo cumprir a vontade de Deus.
Ainda um santo para hoje: ÂNGELO. Era judeu, do século XII. Converteu-se ao catolicismo em Jerusalém, depois de ter vivido cerca de cinco anos, no Monte Carmelo, lá onde o Profeta Elias estabelecera sua morada, irradiando a força que lhe vinha de Deus. Santo Ângelo foi morto por vingança, traiçoeiramente, mas fora da Terra Santa, na Sicília, Itália.
Os santos são, todos eles, comunicadores de Deus, como Jesus.


Nenhum comentário:
Postar um comentário