CELEBRAÇÕES dos Santos - dia 06 de março 2010


Do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Quando possível, será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“O homem bom, do seu bom tesouro,  tira o bem, mas o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal”   (Mt 12,35).

O dia de hoje é todo iluminado por uma Santa, de nome COLETA. Ela viveu de 1381 a 1447, na Bélgica, na cidade de Gand, que fica quase junto ao mar.  Era filha de um carpinteiro, que trabalhara na abadia de Corbie. Ela viveu nessa abadia por algum tempo. O próprio Papa Bento XIII recebeu sua profissão religiosa, no mosteiro de Santa Clara. E confiou-lhe a reforma de três Ordens religiosas.  Podemos dizer que Santa Coleta foi, realmente, uma mulher incumbida de uma das maiores tarefas de toda a história do século XV, ou seja, a de trazer de volta o espírito de pobreza que São Francisco implantara no século XIII.
Na França, em Lorena, vamos encontrar CRODEGANG, Bispo e Confessor, do início do século VIII. Eleito Bispo de Metz, em 742, foi o primeiro a receber na França - que então se chamava Gália -. o canto e a liturgia vindos de Roma, o que era, para a época, coisa extraordinária.  Ele deu a seus clérigos uma Regra - uma espécie de Diretório - e fundou também uma abadia, em Gorze. Morreu no ano de 766.
Vamos, afinal, a um abade beneditino: CADROÉ.  Nasceu na Irlanda ou na Escócia, lá pelo século X. Veio para a França e aí se estabeleceu perto do Oratório de São Michel, ainda hoje célebre.
Em seguida, chegou a ser abade, em Waulsort, próximo ao rio Meuse. Em seguida, foi abade de Metz.  Morreu no ano de 975.

Podemos dizer que os três Santos de hoje talvez tenham vivido uma existência diferente da nossa. Mas os três introduziram na Igreja um espírito novo, necessário para a vida dos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário