CELEBRAÇÕES do dia 21 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome e o que crê em mim,  nunca mais terá sede”.   (Jo 6,35)
-----------------------------
Hoje celebramos o primiro domingo da QUARESMA  e da  Campanha  da  Fraternidade  Ecumênica.
-----------------------------
O Santo de hoje foi muito célebre em sua época. É SÃO PEDRO DAMIÃO. Tornou-se notável, quer pela austeridade de vida, quer pela sensibilidade finíssima de que era dotado. Como Bispo de Óstia, na Itália, e depois, como Cardeal da Igreja, lutou para torná-la Esposa de Cristo, sem mancha e sem ruga, santa e imaculada. Foi por isso mesmo o melhor auxiliar dos Papas, para reformar a Igreja do século XI.
Na França, venera-se um Santo, considerado "mártir da Missa". É SANTO NATAL PINOT. Foi preso durante a Celebração Eucarística e levado à guilhotina, ainda revestido dos paramentos de celebrante. Isso se deu durante a Revolução Francesa, em 1794. Mas deixou a todos os cristãos o testemunho sobre o valor da presença de Cristo em cada Celebração e em cada celebrante da Eucaristia.
Vamos recordar ainda, o Bem-aventurado REGINALDO, dominicano, que viveu em Paris, no século XIII. Apesar de muito doente, tinha imenso desejo de ir à Terra Santa, como missionário. Viu seu sonho realizado, pois foi curado por São Domingos, partindo logo para as missões, nos lugares sagrados. Tornou-se homem poderoso, quer pela palavra, quer pela ação, impondo-se à nossa admiração pelo seu zelo missionário, pela sua fé e pela generosidade incansável.
Por fim, não esqueçamos a mulher: hoje é a festa litúrgica da Bem-aventurada HENRIQUETA DOMINICI, italiana do século XIX, apóstola dos pobres, última pessoa beatificada pelo saudoso Papa Paulo VI, em 1978.

A Eucaristia nos une a Cristo e a todos os irmãos. Mas, ao mesmo tempo, nos torna finos e delicados no tratamento com os pobres e os amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário