CELEBRAÇÕES do dia 20 de fevereiro 2010


Textos do livro:  
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

“Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso" (Le 6,36).

Hoje vamos recordar alguns heróis da América Latina. O primeiro deles é o sacerdote DOMINGOS LAIN, mártir nas lutas pelo povo colombiano. Apesar de sua breve vida - morreu aos 32 anos, em 20 de fevereiro de 1974 - podemos dizer dele que foi um verdadeiro operário do Reino de Deus, para conscientização do seu povo. Esteve envolvido em conflitos com os proprietários da usina e também com a chefia, a municipalidade de Cartagena, na Colômbia. Teve como alternativa entrar para a guerrilha, ficando assim ao lado do povo colombiano. Entrou então na clandestinidade, até ingressar definitivamente no Exército da Libertação Nacional. Por causa disso, é também ele uma figura discutida, como o foi também o Padre Camilo Torres. Morreu baleado, no ano de 1974.
ELEUTÉRIO é o grande Santo de hoje. Pertenceu a uma família de tradição, em Tournai, na Bélgica. Foi nomeado Bispo, depois do batismo do rei Clóvis. Chegou a ser metropolita de Reims. Viveu e morreu no século VI.  Tão venerado depois de sua morte, seus restos mortais foram colocados numa magnífica urna, no século XIII, e até hoje se encontram expostos à veneração dos fiéis, em Tournai.
De Tournai vamos a uma cidade bem próxima Limburgo. Aí, vamos encontrar SANTO EUQUÉRIO, que mais tarde foi Bispo de Orléans.  Primeiro foi beneditino, depois, Bispo. Aliás, é o que se registra com a maioria dos Bispos daquela época.  Mas Euquério acabou sendo vítima de Carlos Martelo, que o afastou de sua sede episcopal exilando-o na cidade de Colonha. Afinal, conseguiu voltar ao mosteiro e viveu aí uma vida mais tranqüila de oração em favor daqueles que o perseguiram. Morreu no ano de 738.

O perdão é uma das mais difíceis, mas também, das mais significativas formas de amar. É uma exigência fundamental para os cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário