CELEBRAÇÕES do dia 06 de fevereiro 2010







Textos do livro:  




“SANTOS E HERÓIS DO POVO”




do Cardeal Arns  (Dom Paulo Evaristo Arns)



Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado:  “A.B.” (Atualização do Blog)

"Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai portanto  a Deus  em  vosso  corpo".  



(I Cor 6,20)












Hoje vamos até Nagasaki, no Japão, cidade visitada por João Paulo II e tristemente célebre por causa da bomba atômica. Aí, podemos venerar os VINTE E SEIS MÁRTIRES, que lá sofreram por causa da fé, no século XVI, e foram canonizados no século XIX. Seis deles eram franciscanos, espanhóis; três eram jesuítas, japoneses; os restantes, dezessete leigos, japoneses.  




Depois de uma espetacular viagem, destinada a impressionar aquelas populações, receberam a palma do martírio. Foram crucificados; entre eles havia três jovens, de 11 a 15 anos de idade.



Do Japão, passaremos à França, em Elnone. Aí, vamos encontrar SANTO AMANDO, que viveu entre os séculos VI e VII, em Tongres-Maestricht, na parte que hoje pertence à Bélgica. 




Ele começou aí o seu treinamento para a vida monástica. Depois, quando entrou para o mosteiro, achou que devia ser pregador itinerante, coisa rara para um monge, que em geral, vive retirado. Tornou-se o maior missionário do Norte da França e do Sul da Bélgica. No seu testamento, percebe-se o temperamento fogoso, levando-o a exagerar as coisas. Mas por quê? Porque se sentia escravo de Jesus, desejoso de levar para Ele o mundo. 



Por Cristo, arriscava tudo. E apesar de seus muitos trabalhos, chegou quase à idade de 90 anos.



Um santo muito conhecido no Brasil é GASTÃO, de Arras, na França. Quando simples padre, em Toul, era catequista do rei Clóvis, a quem acompanhou até Reims, para o seu batismo. Sabemos que, juntamente com o rei Clóvis, converteu-se toda a França. 




E São Remi sagrou Gastão como bispo de Arras. Morreu depois de 40 anos de episcopado, no ano de 540.



Uma santa muito venerada entre nós e celebrada hoje, é SANTA DOROTÉIA. Nasceu na atual Turquia; naquela época, Cesaréia da Capadócia. Pouco sabemos de sua vida. Foi mártir. Mas sempre muito venerada e aceita, como aquelas santas que mencionamos no dia 1° de novembro: pouco conhecidas, mas profundamente ligadas à história do povo.











Os fundamentos de uma casa estão escondidos debaixo da terra, mas são eles que sustentam todo o edifício. Assim, a vida de muitos Santos, para o mundo e para a Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário