CELEBRAÇÕES do dia 05 de fevereiro 2010

Textos do livro:
“SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

“Eu vos digo: fazei amigos com o dinheiro da iniqüidade, a fim de que, no dia em que faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos". (Lc 16,9)

Ouvindo o nome de SANTA ÁGUEDA - também chamada de SANTA ÁGATA – lembramos que até poucos anos, esse nome era sempre pronunciado, antes da Consagração, na Missa. Diversos países da Europa até benziam, no dia de hoje, o “pão de Santa Ágada". Essa festa foi colocada em 5 de fevereiro, porque foi nesse dia que terminou a erupção do vulcão Etna, na Sicília, enquanto o povo rezava, invocando essa Santa. Pouco sabemos de sua vida, porque viveu no século III. Diz uma lenda que ela teria sido entregue a uma mulher de má vida, com o intuito de desviá-la do cristianismo. E por isso, sofreu toda sorte de torturas.
Outro santo venerado hoje: SÃO JOSÉ DE LEONISSA. Era um padre capuchinho, da Itália, que viveu no fim do século XVI e início do século XVII. Enviado para Constantinopla, teve aí a missão de cuidar dos cristãos presos. Mas acabou sendo ele mesmo preso, torturado até quase morrer. Uma vez recuperado, conseguiu retomar à Itália, onde viveu todo entregue à pregação do Evangelho. É considerado grande pregador, com um dom especial de tocar os corações.

No momento de grandes calamidades, como as enchentes do Sul ou a seca do Nordeste, podemos lembrar-nos de recorrer aos nossos santos protetores. Eles são nossos amigos e nos levam até Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário