“Como o povo estivesse na expectativa, todos se perguntavam interiormente se João era ou não o Cristo, e ele respondia a todos:
“Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desatar a correia de as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (...) Enquanto todo o povo estava sendo batizado. Quando Jesus, também batizado, se pôs em oração, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba. E do céu veio uma voz:
“Tu és o meu filho amado; em ti está meu pleno agrado”. .
Jesus quis ser batizado como todos os que iam a João. Assim Jesus foi “solidário com os pobres e pecadores”, como rezamos no Ritual do Batismo. Ele veio “tirar o pecado do mundo”, assumindo o pecado de toda humanidade e a história humana. Como o Batismo Ele começou a realizar sua missão.
Deus Pai confirmou a missão de Jesus ao dizer: “Tu és o meu filho amado; em ti está meu pleno agrado”.
O batismo de João fazia parte da preparação para receber o Messias, Jesus Cristo.
João Batista dizia: “Eu vos batizo com água, para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu não sou digno nem de levar suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. (Mt 3,11)
Felizes somos nós que fomos batizados nos primeiros anos de nossas vidas, ou em outro tempo. Fomos consagrados a Deus de modo especial e nos tornamos “Templos do Espírito Santo”. Pela graça do Batismo, somos realmente “filhos adotivos de Deus”, herdeiros do Céu. Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. (Mc 16,16)
Nesta celebração do Batismo de Jesus, damos graças pelo nosso Batismo. Reconhecemos nossas limitações e pecados. Lembramos, com alegria, o esforço que fazemos para viver como Jesus nos ensinou nos Evangelhos. Caminhamos, procurando crescer nos amor serviço.
Somos a “Família dos filhos de Deus”, irmãos, filhos do mesmo Pai, o Pai nosso. Na Família há santos que dão a vidas pelo bem comum, há pecadores que podem tirar vidas; milhares estão comprometidos com a justiça, a solidariedade; outros ainda estão fechados dentro de “suas coisas”, marginalizando os demais irmãos.
Iniciamos as celebrações litúrgicas dizendo: “bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Jesus Cristo!”. Esse é o ideal que almejamos viver, como batizados, cada dia de nossas vidas. Vamos nos ajudar a conseguir viver esse ideal. Nossa Família cristã tem ainda uma longa caminhada pela frente.
Pedimos a nossa Mãe comum, Nossa Senhora que caminhe conosco, sempre nos animando como filhos de Deus, porque batizados.
*********************
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia,
vida doçura, esperança nossa, Salve!
A vós bradamos os degredados filhos de Eva,
a vós suspiramos gemendo e chorando
neste vale de lágrimas!
Eia, pois, Advogada nossa,
esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei,
e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito fruto do vosso ventre!
Ó clemente, ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria


Nenhum comentário:
Postar um comentário