CELEBRAÇÕES - 26 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”

do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)


"A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi pois ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita" (Lc 10,2).


Ontem contemplamos o grande Apóstolo São Paulo. Hoje, comemoramos dois dos seus discípulos prediletos: SÃO TIMÓTEO e SÃO TITO.
Sobre São Timóteo, o próprio São Paulo diz: "Lembro-me de ti, noite e dia, em minhas orações. Conserva a lembrança da fé sincera que há em ti; fé que habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe, Eunice". E o Apóstolo dá, ainda, a São Timóteo o excelente conselho de empenhar-se inteiramente em sua missão de velar sobre sua pessoa, bem como sobre o seu ensino. E termina, dizendo:
"Perseverando nessas duas missões, salvarás a ti e aos que te escutam". Nas duas epístolas que São Paulo escreveu a São Timóteo, os sacerdotes de todos os tempos puderam encontrar conforto e incentivo para sua missão e sua vida.
São Tito, outro exímio colaborador de São Paulo, recebeu uma carta preciosa, em que se lê: "Exorta os jovens a serem equilibrados em tudo, mostrando-te como modelo de boa conduta, correção e ensino, dignidade, palavra sã e irrepreensível".
São Tito foi chefe da comunidade cristã de Creta, onde deve ter sofrido muitos dissabores, apesar de sua grande habilidade.
Este é, igualmente, o dia de SANTA PAULA, de Belém, na Terra Santa (347-404). Viúva, depois discípula do grande São Jerônimo, estabeleceu-se com a filha Eustóquia na gruta da Natividade, estudando e meditando continuamente a Bíblia.

Nos primeiros tempos, todos os cristãos se chamavam "discípulos" dos Apóstolos. E esse título vale também para nós, pois devemos aprender, sempre olhando para os modelos de nossa fé e, sobretudo, fortalecendo essa fé pela meditação das Epístolas de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário