Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Maria conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos, e os meditava em seu coração". (Lc 2,19)
Eu gostaria de iniciar, evocando uma figura feminina que teve grande influência no século IX. Ê SANTA EMERENCIANA. O que sabemos dela é que viveu em Roma e que foi mártir. Seus restos mortais foram transferidos pelo Papa Pascoal I para a igreja de Santa Praxedes, no século IX, onde ela foi sempre muito venerada pelos cristãos.
De Roma vamos à Ilha de Chipre, para encontrar aí um santo, chamado JOÃO L'AUMONIER. Era Patriarca de Alexandria. E mereceu a alcunha de "L'Aumonier", que significa "capelão", porque ele gostava de ir até Alexandria, para aí encontrar e anotar os pobres todos. Fazia o que hoje diríamos "recenseamento" dos pobres. O objetivo era que não faltasse a nenhum deles o trigo necessário ao seu sustento, porque muitas vezes esse trigo era desviado por espertalhões avarentos, ao passo que deveria servir ao povo todo. Era, pois, uma maneira de defender o direito dos pobres ao alimento. Morreu suavemente, enquanto estava de viagem à sua cidade natal, entre os anos de 616 a 619.
Lembramos, também, um grande Santo da Espanha, venerado até hoje por toda parte: SANTO ILDEFONSO. Foi bispo e confessor. O próprio clero e os fiéis o escolheram como seu Bispo, em 657. Até aí, ele havia sido abade do mosteiro de Agli, aliás, não muito distante da sede de Toledo, que desde esse tempo já era — como até hoje — sede primaz da Espanha. O que mais o notabilizou foi sua celebérrima publicação sobre a "Virgindade perpétua de Maria", num tratado. Vocês sabem que esse era um tema muito importante para aquele tempo, o século VII, que marcou o início do desenvolvimento da teologia e espiritualidade medieval. E a espiritualidade mariana foi sempre a que deu grande impulso nos momentos decisivos da história.
Os santos são o Evangelho vivo e vivido, que se apresentam à nossa reflexão e imitação, encorajando-nos para isso.


Nenhum comentário:
Postar um comentário