Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)
"Qual de vós, se seu filho ou seu boi cai num poço, não o retira imediatamente em dia de sábado?" (Lc 14,5)
Hoje é a festa do Patrono da "Cidade Maravilhosa", o Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil: SÃO SEBASTIÃO. Era um valoroso capitão do exército romano, originário de Milão. Fazia parte da Primeira Coorte da Guarda Pretoriana. Homem aceito e venerado por todos. Mas quando denunciado como cristão, foi posto na alternativa de ou deixar Cristo, ou deixar o exército. São Sebastião preferiu ficar com Jesus Cristo, mesmo sabendo que tal decisão lhe custaria a vida. De fato, como vocês terão visto em todas as suas imagens, ele foi amarrado a um poste e crivado de flechas. Pintores e escultores de todos os tempos não se cansaram de reproduzir essa imagem. Visto que era de compleição forte, o jovem não morreu dessa vez. E corajosamente se apresentou ao Imperador romano, pedindo-lhe que deixasse de perseguir os cristãos. Que atitude valente! Insensível ao pedido, o Imperador condenou-o a ser açoitado, até morrer, por volta do ano 284.
Em nossos dias, vários mártires são evocados em El Salvador. Morreram todos, no dia 20 de janeiro de 1979, lutando pela libertação do seu povo. Seus nomes ficarão para sempre na memória dos cristãos latino-americanos. São eles: OTÁVIO ORTIZ, sacerdote: ÂNGELO MORALES, carpinteiro; DAVI CABALLERO, estudante; JORGE GOMES, eletricista; e ROBERTO ORELLANA, estudante.
E na Guatemala, em 1982, morria o sacerdote CARLOS MORALES, também por causa de seu trabalho em favor do povo.
Neste momento de corrida armamentista no mundo, será bom lembrarmos que estamos de novo diante da alternativa: ou produzir armas, ou produzir alimentos. Se produzirmos alimentos, salvaremos os filhos de Deus, ameaçados pela fome e pela morte.


Nenhum comentário:
Postar um comentário