CELEBRAÇÕES - 19 de janeiro 2010

Textos do livro: “SANTOS E HERÓIS DO POVO”
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)

Edições Paulinas-1985,
Sempre que possível será atualizado: “A.B.” (Atualização do Blog)

"Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria" (Lc 4,24).

Hoje, aparecem no calendário religioso dois nomes muito freqüentes no Brasil: MÁRIO e MARTA.
Quem foi Santa Marta? Foi uma mártir, condenada à morte por afogamento, no ano 270 da era cristã. Esse era o castigo reservado aos ateus de então, segundo a concepção dos romanos, em sua intensa perseguição aos cristãos.
São Mário também foi mártir. Morreu decapitado, no mesmo ano que Marta, sendo em seguida incinerado, para que os fiéis não pudessem recolher seus restos mortais, nem prestar-lhes as devidas homenagens. Entretanto, continua viva a memória de ambos os Santos, ao passo que de seus perseguidores não se sabe nem o nome.
Outra figura, cuja vida deve iluminar o nosso dia, é SÃO GERMÂNICO. Seu nome sofre uma variante, de modo que alguns preferem chamá-lo de São Germano.
Viveu ele num tempo difícil, de perseguição encarniçada contra os cristãos, que eram atirados vivos para dentro do circo romano, em meio às feras. Embora fosse muito jovem, quase um menino, São Germano chegou a atrair as bestas ferozes e famintas, ao invés de fugir delas. E deu corajosamente sua jovem vida por Cristo, em 155, conquistando assim a Vida que jamais terá fim, ou seja, o Paraíso.
Ainda vamos lembrar um inglês, chamado VOLSTANO, homem muito simples e grande amigo do povo. Morreu aos 87 anos, em 1095.


Os santos são uma prova de que o cristianismo forma, pelo Evangelho, heróis capazes de enfrentar a crueldade. Mas, também forma santos humildes, totalmente envolvidos pela ação em favor dos pobres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário