“SANTOS E HERÓIS DO POVO” 4
do Cardeal Arns (Dom Paulo Evaristo Arns)
Edições Paulinas-1985,
"Esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia" (Jo 6,40).
Hoje é o Dia Mundial dedicado ao "Enfermo".
Gostaria de apresentar heróis que se dedicaram aos mais necessitados dentre os homens, exatamente os que perderam a saúde. O enfermo representa para cada um de nós o Cristo sofredor, que une o mundo inteiro, para a salvação e a paz.
Convém lembrar, a esta altura, um dos Santos de hoje, SÃO SABAS. É da Iugoslávia, tendo morrido em 1237. De monge passou a arcebispo. Dele aprendemos a ter o tato necessário com os doentes, a prudência e o afeto de que eles precisam. Foi assim que São Sabas conseguiu reunir povos de índoles tão diversas, como os Sérvios, os Gregos e os Latinos. Tão grande era o seu amor ao sofrimento de Cristo, que morreu numa peregrinação aos Lugares Santos.
Deixem-me lembrar também outro patrono deste dia, chamado SÃO FULGfNCIO.
Era um bispo espanhol, que teve, além dele, mais três irmãos venerados como santos. Viveu no século VII. A ele devem os padres e religiosos a prática de oferecerem orações nas diversas horas do dia, em favor de todo o povo.
Mas vamos apresentar também como padroeira, uma mulher. Hoje merece atenção especial a menina ANA DE GUIGNB. Ela amou tanto a Eucaristia que, embora fosse apenas criança, soube ensinar aos adultos o que seja o encontro com o Espírito de Deus. Morreu aos 11 anos, na França, em 1922.
Hoje comemora-se, ainda, a passagem à Casa do Pai, do Bem-aventurado PEDRO DONDERS, redentorista holandês, incansável apóstolo dos indígenas, negros e leprosos do Suriname, no século passado. Foi beatificado por João Paulo II, em 1982.
O amor cristão jamais faz acepção de pessoas. Dedica-se a todos!


Nenhum comentário:
Postar um comentário